TESTEMUNHO:
Julio Oliveira

 

 

Paz seja convosco! A palavra de Deus nos dá o seguinte ensinamento “honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor teu deus te dá.” (êxodo 20:12).

Gostaria de iniciar este testemunho falando a respeito de família, MINHA gratidão a Deus pela minha família, o quão importante é ter pessoas que estão ao teu lado para te apoiar. Começando por minha mãe, que sempre a vi como uma pessoa que batalha muito, e ora por seus filhos terem êxito na caminhada. Todo o esforço, todo o empenho, tudo aquilo que Deus te livrou mãe, nessa caminhada, sei o quanto batalhou e orou para que nós tivéssemos o melhor. Ao meu pai, que hoje não está mais aqui, mas que durante o tempo que convivemos muito aprendi e muito nos alegramos como pai e filho. E aos meus irmãos que sempre que puderam me ensinaram, me motivaram a seguir e não desistir dos meus objetivos.

Através deste testemunho quero dizer o quão importante é ser grato a Deus, desde as mínimas coisas e perceber cada agir Dele em nossas vidas, cada “não” recebido, cada correção, tudo aquilo que vivemos para amadurecer e assim ajudar na transformação do amanhã das pessoas que estão ao nosso redor.
Estudei em escola pública todo ensino fundamental e médio, e como muitos jovens que ao terminar o ensino médio, tem dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, eu também vivi um período sem nenhuma perspectiva na área profissional. Com oportunidades escassas, e muito “não” eu recebi.

Formado em 2013, fiquei o ano de 2014 fazendo um curso público que tinha como objetivo preparar para a prova do Enem daquele ano. Naquele mesmo ano havia me alistado para o serviço militar porém, teve excesso de contingente e mesmo que eu tivesse prestado o serviço militar obrigatório, eu não desistiria do meu sonho de fazer um curso superior.

Mas durante este curso preparatório fiz grandes amizades e uma delas meu amigo Pedro, me fez um convite para que eu fosse visitar um grupo de jovens na Igreja do evangelho Quadrangular, sede Catedral da Fé, em um primeiro momento confesso ter aceitado ir, mas na hora de ir eu não fui, porém meu amigo não desistiu de continuar o convite, e um dia fui visitar aquele grupo que estava com um novo trabalho, novos líderes e naquele dia me convidaram para estar na Commeq, um evento organizado pela Quadrangular, no qual teria louvor, adoração, palavra, etc.. Me despertou um interesse em estar lá.

Pois bem, no sábado seguinte estava lá e lá tive um encontro com Deus, e como eu disse anteriormente, “aprender a reconhecer Deus desde as mínimas coisas”, entendi o cuidado de Deus através daquele convite do meu amigo, que a tão pouco tempo havia conhecido.

Continuei estudando, terminei o curso Preparatório, fiz a prova do Enem, e em janeiro de 2015 para minha decepção verifiquei minha pontuação e estava muito abaixo do que eu esperava para conseguir uma bolsa de estudo. Ao mesmo tempo continuava indo aos grupos de jovens e um dia ao final do grupo dos jovens, um amigo que conheci lá, o Ricardo, me informou que havia liberado recentemente bolsas para uma instituição de ensino superior bastante conhecida na cidade.

Haviam bolsas para Administração e Direito, minha primeira opção foi o Direito e Administração coloquei como segunda opção. Minha nota não foi suficiente para Direito, mas das 8 bolsas disponíveis para a Administração, consegui a 5ª colocação, e em março de 2015 começo a cursar Administração nessa instituição de ensino.

Confesso que num primeiro momento, como a galera fala, eu cai de paraquedas no curso, pois não conhecia nada e não tinha muita intimidade com números. Porém, ao longo do curso, fui me interessando cada vez mais, e eu entendi que era aquilo que eu realmente queria para mim. Uma coisa que eu aprendi com um de meus professores, não é o curso que faz o aluno, porem o aluno faz o curso na sua caminhada de vida.
O tempo passou, e aquela oportunidade de entrar para o mercado de trabalho veio em julho de 2015, onde fui chamado para ser Agente comunitário de saúde, onde permaneci por 10 meses até maio de 2016. E apenas sai por que estava visando oportunidades na minha área.
Uma semana após ser chamado para trabalhar na Secretaria da Saúde como ACS, eu tomei a melhor decisão que poderia ter tomado, aliás, dizem que todo administrador é um tomador de decisão, pois então, essa foi a decisão mais importante que já tomei, e dela não abro mão, aceitei a Cristo em 26 de julho de 2015, 9 meses após o convite do meu amigo Pedro para fazer uma visita aquele grupo de jovens da Quadrangular.

Continuei o curso de Administração, trabalhando como ACS e agora seguindo uma caminhada com Cristo. Em maio de 2016, precisei tomar minha primeira grande decisão profissional, no mesmo dia e horário teria a prova para o concurso público da Prefeitura, onde eram 120 vagas ou seja, 120 oportunidades para continuar como agente de saúde, mas também na cidade de Santa Maria, teria uma prova para concorrer a 3 vagas de estágio em uma grande instituição financeira do estado do Rio Grande do Sul.

Me interessei pela oportunidade então pesquisei o número de inscritos mas era desanimador, 36 inscritos para as 3 vagas de São Gabriel, uma média de 13 candidatos por vaga, mesmo assim eu decidi sair da minha zona de conforto. Abri mão de concorrer no concurso de ACS e fui para Santa Maria fazer a prova.
Chegado lá na escola em que seria realizada a prova, começo a tentar visualizar conhecidos de São Gabriel que estavam inscritos para realizar a prova, não os vi, quando iniciou a prova, somente na minha sala mais de 50% dos candidatos não foram realizar a prova.

O tempo passou, segui na igreja, fazendo a faculdade e o dia do resultado vi que Deus mais uma vez me disse o quão bom Ele é. Das 36 pessoas inscritas, verifiquei que apenas 6 fizeram a prova para as 3 vagas. E dessas 6 pessoas, 4 aprovaram na prova. Fui ver minha colocação, estava na 3 colocação, fiquei muito feliz, Deus me colocou lá mas o que Ele tinha pra fazer era muito mais, as 2 primeiras pessoas que aprovaram eram do curso de Direito e não havia vaga pra estágio para o curso na agência de São Gabriel, o que aconteceu foi um sinal claro do agir de Deus, eu automaticamente passei como 1 colocado no processo seletivo.

Nessa experiência de vida quero dizer, não desista do teu sonho, por mais distante que seja, o teu Deus pode todas as coisas, principalmente para os jovens que tem objetivos em seguir uma carreira, não desista do teu objetivo!
No final do 6° mês de estágio infelizmente o estado de saúde de meu pai veio a piorar após realizar alguns tratamentos, e ele veio a falecer em janeiro de 2017, nesse período vim a reprovar em algumas disciplinas da faculdade e quase perdi meu estágio, porém, após explicar o que estava acontecendo a direção da agência, ganhei uma segunda chance e terminei meu estágio nessa instituição financeira, conclui os dois anos no setor empresarial.

Minha saída desta organização foi em julho do ano de 2018 e em setembro de 2018 comecei em uma outra instituição financeira do mesmo segmento, aqui em São Gabriel, como uma nova missão, com novos desafios, mas que é uma grande escola, uma nova porta que Deus abriu, na qual me encontro nos dias atuais, e me sinto muito feliz!

Novas portas Deus tem aberto neste ano de 2019, o inicio de minha empresa, o começo de uma marca virtual de Coaching, coisas que seriam difíceis em outros tempos, mas hoje são uma realidade.
Apesar de ter pouca idade, tenho plena ciência de que tudo que sou e onde estou, foi por que Deus, por sua misericórdia, me trouxe até aqui, me dá forças todos os dias para prosseguir. Deixo meu agradecimento ao Bispo Jairo e pastora Sirlei, meus pastores pelo seu carinho e cuidado, aos irmãos na fé que estão comigo, sempre incentivando, orando e dando apoio. E minha família, que sempre acreditou que não existe impossível para Deus!

Quero por fim, ressaltar, não desista do seu objetivo, por mais distante que pareça, aprenda a ouvir as pessoas que te aproximam de Deus e do seu Reino, aquelas que desejam seu melhor. Não ouça más influências, jovem, cuidado com frases como “nada a ver” “não vai dar nada” “podemos deixar para amanhã”.. não.. não podemos deixar para amanhã, não engavete seu sonho, “GANHE, MAS TAMBÉM CUIDE”, não deixe as pessoas limitar tua determinação, saia da zona de conforto e aproveite as oportunidades, seja no trabalho, nos estudos, no ministério... Faça sua parte, entregue o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará. Salmos 37; 5.
 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).