O SHOFAR – A TROMBETA BÍBLICA

 

Vivemos em um tempo precioso, onde o Senhor tem se revelado de uma forma muito especial a todos aqueles que o tem buscado e desejado conhecer mais profundamente. Vivemos dias proféticos, somos chamados a ser uma geração profética, ou seja, uma geraçao que se move pela direção do Espírito Santo, naquilo que o Senhor quer que vivamos e nisso vemos que o Senhor tem se movido e restaurado muitas coisas na Sua igreja, como o louvor, a adoração, a palavra, os ministérios e entre muitas outras coisas está o shofar. Mas o que é Shofar?

Shofar é um chifre de animal preparado para ser usado como instrumento musical. Podem ser usados chifres de cabra selvagem, antílope, kudu africano, gazelle, mas o mais comum é o chifre de carneiro. Contudo, o shofar não é um intrumento musical propriamente dito, pois seu som é descrito como “áspero, agudo e ruidoso”.

É encontrado na bíblia como “trombeta” ou “buzina” e é a tradução da palavra hebraica “rpwv showphar” ou “rpv shophar”, que significa chifre, mais precisamente cifre de carneiro.

Foi instituído por Deus para ser tocado em uma infinidade de momentos da vida de Seu povo, sempre com o objetivo de anunciar algo, por isso sempre vemos uma preparação por parte do povo ou do exército quando era tocado.

Algumas ocasiões em que era tocado:

* NO TRATAMENTO DE DEUS COM O PECADO – Deus jamais se conformou com o pecado do homen, e  desde a queda, quando o pecado entrou no mundo o Senhor providencia os meios pelos quais o homem alcançaria sua libertação dos efeitos do pecado. Em Isaias 58:1 fala assim: “Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados”. Aqui a voz do profeta Isaías é comparada ao “toque” de trombetas com o objetivo de denunciar a transgressão do povo, chamando-os ao arrependimento. O Senhor continua a nos chamar ao arrependimento para podermos entender os seus caminhos, agradar o seu coração e realizar a Sua obra.

* NAS GUERRAS – Guerras sempre foram comuns na antigüidade, não sendo diferente com a nação de Israel, o povo de Deus. Em 1ª Coríntios 14:8, Paulo declara: “Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?”  Paulo esta declarando o valor do toque correto da trombeta para a preparação de uma batalha. Este toque era especial, conhecido por todos os soldados, mas antes de tudo era um toque de Deus, uma convocação santa, onde o nome do Senhor dos Exércitos estava em evidência. Paulo nos orienta através da carta aos Efésios, que nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os poderes das trevas, e o Senhor nos tem chamado a estarmos preparados para esta batalha, onde firmados Nele teremos vitória. 

* EM MOMENTOS DE GRANDE ALEGRIA – O shofar também era tocado para expressar alegria, júbilo diante de Deus. Por exemplo o rei Jeosafá, após uma grande vitória sobre o inimigo, volta para Jerusalém juntamente com os homens de Judá e Jerusalém, e iam com grande alegria porque o Senhor os alegrara sobre os seus inimigos, e vemos que eles iam tocando saltérios, harpas e trombetas diante do Senhor (2 Crônicas 20:27-29). Outro exemplo é a alegria do rei Davi pelo retorno da Arca da Aliança de volta para Jerusalém. A arca simlolizava a presença manifesta de Deus entre o Seu povo. Assim, vemos Davi e toda Jerusalém se alegrando grandemente “...com júbilo e ao som de trombetas” (2 Samuel 6:12-15).      

Estes são apenas alguns exemplos entre muitos que encontramos na Palavra de Deus. Podemos saber que nada do que Deus fez ou faz é por acaso, sempre há uma determinação divina ou um simbolismo especial por trás disso, assim como vemos na passagem de Hebreus 8:5. “os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.” O Velho Testamento é a sombra do que viria no futuro, ou seja o Novo Testamento, que começou com Jesus cumprindo toda a vontade do Pai. Temos que entender que o Senhor tem um propósito com todas as coisas e que Ele tem permitido que se levantem shofares por muitos lugares na Sua igreja. Shofar não é um modismo, mas sim um instrumento profético anunciando a vontade de Deus. O mais importante não é o toque propriamente dito, mas sim quem está ouvindo entender o significado que o Espírito Santo quer gerar através daquele toque, para que dispertemos e venhamos a entender o propósito do Senhor para as nossas vidas e cumprir o chamado do Senhor

André Henrique

Igreja em São Gabriel

 

Voltar

www.diferenciado.com.br

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).