Direção www.diferenciado.com.br agradece a participação desta coletiva de respostas dos Pastores, autoridades representativas do Evangelho em São Gabriel, á seletiva de perguntas públicas. Foi no intuito de esclarecimentos e edificação, que movemos mais esta etapa em nossa missão participativa, mesmo ficando ao dispor de julgamentos...Respostas no silêncio, dão-se ao agir.   

Peço desculpas se esta enquete não foi extensivo a TODOS os Pastores, mesmo sempre ter REFRIZADO que os espaços neste site  para voce Homem-Mulher de Deus se manifestar, é nossa maior alegria e que para isto, anulem-se as formalidades. Que impere Teu chamado, e me ajudem a cumprir este Ministério, para Honra e Glória do Senhor!!!  

Diferenciado.com.br é um veículo Interdenominacional, tendo como única acepção ao que não vem de DEUS!

 

 

Pr. ALEXANDRE Pr. BOLIVAR Pr. CLEOFE BISPO EVERSON Pr. FRANCISCO Pr. JOÃO

 

 

Pr. L. AUGUSTO Pr. MAURO Pr. ORIOVALDO Sem. PLINIO Pr. VANCEZAR

 

      

Pastores- autoridades do Evangelho em São Gabriel e denominações representativas:

1-Pr. Alexandre Boff

Igreja em São Gabriel

 

2-Pr. Bolivar Monteiro Menezes

Igreja Batista Independente

 

3-Pr.Cleofe Rodrigues Graña

Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira

 

4-Bispo Everson Basso

Igreja Evangélica Quadrangular

 

5-Pr. Francisco Ferreira Ferrão

Igreja Batista Nacional

 

6-Pr. João Constante Brum

Igreja Evangélica Brasil para Cristo


7-Pr. Luiz Augusto Mota dos Santos

Igreja Evangélica Pentecostal Cristo Santuário Jesus dos Milagres

 

8-Pr. Mauro Nunes Benck

Igreja da Renovação Luterana do Brasil Espaço Esperança

 

9-Pr. Oriovaldo Goulart Seixas Filho

Igreja Evangélica Batista Conservadora


10-Seminarista Plinio Machado Neto

Igreja Batista Brasileira de São Gabriel

 

11- Vancezar Medina

Igreja Assembléia de Deus Ministério de Santos

 

 

Respostas a Enquete Pública:

 

 

1-Deus usaria um vaso que não está santificado?

Pr. Cleofe
1-"Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira  e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra." (II Tm. 2:20).
"Então o SENHOR  fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste já três vezes?" (Num. 22:28).

Pr. Mauro
Respondo esta pergunta com outra: O que o povo entende como santificação?
Eu creio que hoje há muitas pessoas que pecam por julgar os outros, fazendo comparações entre uns e outros. Deus usa a quem ele quer, basta observarmos que em uma situação Deus usou uma mula, em outra ele usou uma mulher  que vivia com um homem mas não era casada, etc... e precisamos lembrar que os dons de Deus são irrevogáveis.

Pr. Bolivar
Usar sim, habitar não, pois não há comunhão das trevas com a luz  (II Cor 2:14).
Deus usou vasos não santificados como a Babilônia, a Síria  e outras nações  pagãs para castigar Israel (II Reis 15 -II Reis 25).
Para transmitir Poder e Santidade, Deus usa vasos santificados   (At. 10:44-48).

Pr. Luiz Augusto
Depende da concepção de vaso, pois a Bíblia fala sobre dois tipos de vaso,: vasos de honra e vasos de desonra.
Por exemplo na passagem Bíblia do julgamento de Jesus em (Jô 19:10-11), vemos literalmente  dois vasos de desonra (Pilatos e Judas Iscariotes).
Então partindo dessa linha de raciocínio eu diria que sim, Deus usa um vaso que não está santificado para cumprir  seu Propósito  Divino.
Isto significa dizer: que vaso que não se santifica só serve para vaso desonra , a escolha  nossa  é pessoal, decida ser um vaso  de honra procure a santificação.
Texto para meditação   Mt (7:21-23)- (Lv 20:7).

Pr.Alexandre
Deus pode usar a quem Ele quiser. Usou uma jumenta para falar com Balaão (Números 22:21-32). O fato é que nós vivemos em Cristo uma nova dispensação, ao qual como igreja “seu corpo místico na terra” somos chamados a manifestar Cristo e isto não só em obras, mas  principalmente em caráter, e caráter transformado passa obrigatoriamente por santidade.
Quando temos atividades na igreja, normalmente aplicamos jejuns e orações para que Deus possa se manifestar, não está errado isto, mas o que Deus realmente quer é ver vasos que continuamente buscam ouvir a voz do Espírito que habita nos filhos de Deus e ao ouvirem possam obedecer e a obediência fará com que Deus se manifeste.
Como santidade é algo que muitos não estão valorizando atualmente, Deus já não esta honrando homens na salvação de almas e manifestação de sinais, entretanto, o pouco que ocorre é porque Deus está honrando, na maioria das vezes, Sua palavra.

 

2 O que impede a comunhão maior entre os líderes?
Bispo Everson

Os membros. Geralmente são eles que causam os choques entre líderes, as vezes por pura intenção as vezes sem intenção alguma.

Pr. Vancezar
 A bíblia sagrada deixa-nos um exemplo claro sobre este assunto. No livro de Gálatas cap. 02, vemos dois homens pilares da igreja primitiva que em dado momento de seus ministérios; e, diga-se de passagem no auge deles tiveram em debate acirrado em defesa de seus mandados, e nenhum deles estava errado simplesmente seus ministérios eram diferentes porque Deus os capacitou para ganhar pessoas diferentes, Pedro reconhecia a necessidade de receber os gentios no meio do povo de Deus mas sentia que seu chamado era para os judeus Atos  10 / 34 – 35. ao paço que Paulo e Barnabé entendiam ser missionários aos gentios. A abundante graça de Deus para o homem dá – nos a liberdade de enquadrar-nos na sua vontade e direção particular para cada filho seu, descoberto isto é só trabalhar. Devemos orar uns pelos outros, jamais julgar o trabalho de ninguém. E para termos comunhão em Deus não precisamos necessariamente andar juntos mas com certeza um dia estaremos todos juntos.

Pr. Mauro

Eu posso responder essa pergunta segundo a realidade do meu trabalho. Quando eu aceitei o chamado para pastorear, fui incumbido de cuidar de ovelhas e de ganhar almas para Cristo. Graças a Deus temos conseguido fazer estas tarefas, sendo que elas nos tomamtodo o tempo. Além disso, o nosso rabalho tem sido abençoado de tal forma que hoje já estamos com duas igrejas no Chile, as quais sofrem uma grande influência do nosso trabalho aqui de São Gabriel. Creio que a falta de tempo pode ser motivo para não nos reunirmos com outros líderes, mas tenho dado prioridade para aquilo que assumi quando aceitei meu chamado pastoral.

Pr. Bolivar
Em alguns casos há falta de humildade, falta de amor, há  soberba. Em alguns casos há  discordância doutrinárias  no que se refere ao entendimento ou a interpretação da Palavra. E há casos de líderes que deixaram, ou perderam a direção de Deus, e até mesmo alguns que nunca tiveram esta direção. Então torna-se ainda mais difícil a comunhão. (Amós 3:3).

 

3-A que se atribui o crescente nº de irmãos "rebanhos perdidos", passarem por tantas denominações?

Pr. Cleofe
"Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos (porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos)".(Mt.20: 16).

Pr. Mauro
Rebanho perdido é aquele que não está em nenhuma igreja, ou seja, está desviado. Estes se encontram nesta situação por diversos motivos.
Já os que ficam ~"pulando" de denominação em denominação, na minha opinião, são aqueles que não querem ser tratados. Enquanto os pastores falam de benção, tudo bem, mas quando começa a ser tratado o caráter, ai a igreja está com defeito, com problema, com pecado, o pastor não está santificado, etc.... O interessante que até hoje, não vi ninguém nessa situação estar bem, porque não adianta tomarmos analgésico e continuarmos doentes, mas é necessário sermos curados, e isso só acontece quando a pessoa aceita ser tratada, e, para ser tratada, é necessário permanecer na igreja. Precisamos observar que para sermos tratados precisamos andar debaixo de autoridade, reconhecendo a autoridade do pastor como o servo que Deus escolheu para estar alí naquele lugar.

 

Pr. Oriovaldo

Creio que o crescente nº de irmãos que circulam entre as denominações, possa estar ligado a fatores como: o surgimento cada vez maior de denominações, nem todas comprometidas com os parâmetros Bíblicos, o que facilita aqueles que procuram viver segundo suas própria convicções de fé; e também ao  dinômio (OVELHA-PASTOR), pois se por um lado a ovelha precisa reconhecer a autorideade do pastor (Hb 13:17); por outro lado o pastor precisa tratrar o rebanho, não como propriedade sua e sim do Senhor (1º Pe 5:2-3).

 

4- Qual a maior diferença dos tempos do apóstolo Paulo, aos dias atuais?

Pr. Vancezar

Em 1 Cor. 3.10, Paulo refere-se a sua conversão e chamado como graça de Deus e realmente todo cristão verdadeiro precisa pensar assim, ao estudarmos a igreja primitiva vemos as tremendas dificuldades terrenas pelas quais eles passavam o alimento era pouco, o dinheiro era pouco, as distâncias a serem percorridas imensas e em precárias condições sem contar a perseguição, prisões,açoites etc..., que precisavam passar, e eles conseguiram cumprir com a parte deles, o tempo deles, outros tempos vieram outras fases que a igreja passou com problemas diferentes ela continuou avançando para chegar até os nossos dias, veja que hoje a palavra do Senhor está sendo pregada em quase todas as línguas a pessoa que se coloca na presença de Deus recebe da sua ajuda e vai seguindo em nosso país por exemplo Deus tem abençoado tremendamente grandes e pequenos ministérios, temos ônibus,carros e aviões para alcançar as distâncias, redes de rádio e tv à disposição da obra. Mas por outro lado nunca à igreja sofreu um ataque tão tremendo dos infernos contra a sua existência e essa luta essa guerra é no campo espiritual com palavra distorcida visões equivocadas homens orgulhosos e cheios de si mesmo, aliás isso lembra uma passagem referindo-se aos tempos do fim, a pergunta refere-se a abertura do tempo da graça e hoje vivemos o final deste tempo, acontecem sinais, acontecem maravilhas, pessoas ainda são curadas, mas eu quero chamar a atenção para o maior dos milagres que pode acontecer e até Jesus falou dele, (e fareis obras maiores do que estas...), a salvação de vidas, a restauração de vidas que hoje é abundante como nunca antes em nenhum outro tempo, a pessoa pode ter algum problema físico e viver com ele Paulo falou sobre isso, cumprir seu tempo receber um corpo incorruptível e viver com Deus ao paço que se tiver uma doença na alma e não ser curada seu belo corpo não verá a Deus. Por isso glórias ao Senhor porque cada servo do Senhor em cada tempo trabalhou para cumprir com a sua parte esforcemo-nos para cumprir com a nossa porque dessa seremos cobrados.

 

5-Pastoras, é bíblico?

Bispo Everson

A Bíblia foi escrita em um período, em que a mulher, não tinha vez, nem oportunidade, o lugar dela limitava-se aos afazeres domésticos, por isso, creio que não há registro Bíblico do nome PASTORA - mas se ela tiver formação teológica, chamamento de Deus, vocação, e unção pode ser usada por Deus para cuidar de um rebanho de ovelhas (para nós hoje almas).
 

6-Por quê tanta eloqüência no púlpito e tão pouco do sobrenatural de Deus?

Pr. Mauro

A eloqüência vem porque eu creio que ninguém que realmente ama a Deus consegue falar dele sem eloqüência. Eu creio no sobrenatural de Deus, e tenho visto grandes coisas acontecerem. Muitos milagres estão acontecendo nas igrejas, o sobrenatural de Deus vai desde uma converção até uma cura. Ele está acontecendo todos os dias, graças a Deus.

Pr. Alexandre

Hoje há abundância de materiais (livros, mensagens escritas e faladas, sites com fartura de materiais, seminários e faculdades teológicas) e isto facilita a vida de todos que exercem funções de liderança nas igrejas. Por exemplo, para pregar em um culto ou campanha, se quiser, pego materiais ou mensagens de outros pregadores, já esta pronto, é só pregar. Com isto se perdeu o mais precioso: o contato com as escrituras. Poucos lêem, e menos ainda meditam, e se eu não meditar não terei revelação das escrituras, estarei vazio e não terei o que repartir com a congregação, então terei que pregar mensagens dos outros.
João 14:26 diz:
 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” Buscar a Deus (passar horas diárias meditando e orando em jejuns) está “fora de moda”, não é o mais importante, o mais importante são as atividades. Como resultado, o sobrenatural de Deus deu lugar ao natural, estamos sempre tentando dar um jeito em tudo, sem ao menos ouvir o que Deus pensa. (ver João 6:38; João 5:30; João 4:34).
Muitas vezes estamos fazendo a obra de Deus sem direção do Deus da obra.

 

7-Por quê as Denominações não adotam um Ministério Plural?

Pr. Francisco

Não é o tipo de ministério, quanto à sua organização funcional que fará a diferença na implantação do Reino de Deus. A diferença está no reconhecimento do senhorio de Cristo, na fidelidade às Escrituras e na sensibilidade à direção do Espírito Santo.

 

8-"Empresas", assim intitulam algumas Denominações pelo abusivo pedido de ofertas. Comente...
Pr. João
A oferta é voluntária, não é uma imposição, é um ato de Fé!

 

Pr. Oriovaldo
A Liderança Eclesiástica exige um cuidado constante, em especial para com aqueles que estão de fora a espera de um mínimo deslize para fazerem disto um arsenal de guerra contra a igreja de Cristo. Comparar denominações a "Empresas", julgo ser exagerado, pois em outros setores da sociedade acontecem coisas tão graves que  passam despercebidas, ou não são alardeadas, porém isto não deve de servir de estímulo àqueles que ao longo do tempo tem maculado o bom nome do Evangelho de Cristo, com práticas abusivas.
A Bíblia autoriza apenas os dízimos e as ofertas alçadas, voluntárias, nunca forçadas.E ao ouvir-se que denominações há que vendam toda sorte de coisas,  as quais dizem ser abençoadas, ou forçam as pessoas a contribuirem além de suas limitações , subornando-as com falsa promessas de prosperidade, é sem dúvida algo vergonhoso que macula o bom nome de cristão. Creio que por menos que isto, Jesus expulsou os cambistas do Templo. Se não queremos que nossas denominações sejam rotuladas de "Empresas", façamos apenas aquilo que a Bíblia nos ensina e tenhamos transparência em nossas atitudes administrativas.

Pr. Mauro
Ninguém dá o que não tem.  Existem leis espirituais que regem o universo. Uma delas é de que quem dá, recebe....(Lc 6:38).
Dízimo e ofertas são biblicos, sendo assim precisamos ensinar o povo. O interessante é que as pessoas que são ensináveis não reclamam quando se fala sobre o assunto dinheiro, mas só reclamam aqueles que não querem aprender o que realmete está na Palavra de Deus. Quanto a forma abusiva de coleta, quem somos nós para acharmos se está abusivo ou não....  os valores para mim podem ter um padrão, para você outro

Pr. Bolivar
Os dízimos e as oferta alçadas (levantadas) é Bíblico, (Ml3:10). O dirigente ou o Líder, levantar uma oferta entre um público voluntário e até repetir na mesma reunião por perceber que alguns chegaram depois e há necessidade e essa necessidade é do conhecimento da comunidade,  torna-se até louvável. O perigo de se tornar vergonhoso e ofuscar o brilho da Igreja é quando alguém sem o devido preparo passa a proferir maldições sobre aqueles que não ofertam ou que a oferta não tenha sido generosa.

Pr. Alexandre
Por um lado, dízimos e ofertas são bíblicos. E a obra de Deus precisa de recursos para manter as estruturas e financiar pessoas em tempo integral e enviar missionários. Por outro lado, vemos impérios sendo construídos onde muitos irmãos, membros destes impérios passam até fome.
Cada um dará conta diante de Deus naquele dia, o “Dia do Senhor”, disto ninguém escapará. Que Deus tenha misericórdia de TODOS NÓS. Existem várias denominações com visões diferentes e essas diferenças com certeza não são de Deus, mas de homens que buscam e pensam fazer o certo, o melhor, mas o certo e o melhor é aquilo que o Senhor nos revelar e isto não vem de homens mas de Deus. Se todos ouvissem a voz do Espírito não haveria divisões, contendas, impérios, disputas, um querendo ser melhor que outro, querendo ser maior. O que realmente é importante e ser submisso a Cristo.
Efésios 4:1-7: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.”
Gálatas 5:25: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

 

9-O que vem do Espírito, independe da iniciativa humana, então porque a educação da prática do balbuciar palavras para orar em línguas?

Pr. Francisco

Jesus adverte: Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mt 22.29). As escrituras ensinam a “não sufocar o Espírito”, mas jamais ensinaram a “ajudar o Espírito”. Pois sendo um dom de Deus, Ele é soberano para distribuir onde, para quem e quando lhe aprouver. Infelizmente práticas que têm até uma conotação ingênua de querer ajudar, tem sido o caminho para muitas heresias. O perigo disso lemos em Gal 1.8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado seja anátema.

 

10-O que dizer sobre tantos"Templos"?

Bispo Everson

De novo os membros. Quando eles não se submetem a liderança de alguém saem e motivam a criação de novas denominações por puro interesse pessoal, não pela vontade de Deus. Quando uma Igreja nasce do Zero, ou seja, quando se começa a batizar pessoas, chega-se ao princípio de Deus, ganhar almas, isso tem benção.
Sou Pastor a mais de 19 anos. Já comecei Igreja do Zero, sem ninguém, hoje Pastoreio uma Igreja com mais 700 membros-ativos. Acredito no chamamento de Deus desde o berço, no Dom de Deus, na Vocação, muitos não acreditam, acham que tudo é emocional, não posso fazer nada, pois é Ele que convence os homens a o aceitarem.


Pr.Mauro
Glórias a Deus. Oramos para que a obra de Deus cresça nesta cidade, e para que mais pessoas congreguem é necessário que mais templos sejam abertos. Desde que a Palavra de Deus seja pregada na sua plenitude, me alegra a abertura de templos.


Pr. Luiz Augusto
O aumento dos Templos se dá por vários motivos mas o principal deles  eu creio se deve ao cumprimento das Escrituras Sagradas  que diz: E este Evangelho do Reino será  pregado a toda Criatura  então virá ao vim. Mt (24:14)

__________________________________________________________________________________________________

A PAZ DO SENHOR!

 

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares  a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus."
                                                                                                                                                                                    Pv.(2:1-5)

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).