REFLEXÃO


Mateus 16:18. “Você é Pedro, e sobre está pedra construirei a minha igreja, e nem a morte poderá vencê-la”

Não tenho nenhum problema com igrejas, congrego em uma e não consigo imaginar vida cristã fora de uma igreja, mas o que me deixa intrigada é a imagem que as igrejas passam para o mundo, o nome das instituições religiosas estão sendo divulgados a cada dia na sociedade não pelo lado positivo mas o oposto.

As pessoas acreditam que estão fazendo a vontade de Deus por congregarem nos templos aos domingos e participarem dos rituais religiosos, porém isso não quer dizer que estamos na vontade de Deus.

Ir para uma igreja ou frequentar uma religião não te garante no céu, mas ter fé e viver de verdade o evangelho garante, a própria bíblia diz isso em Romanos 2:22: “Justiça de Deus mediante a FÉ em Jesus Cristo para TODOS os que creem” Gálatas 3:26 também fala sobre a importância da fé: “TODOS vocês são filhos de Deus mediante a FÉ em Cristo Jesus.”

“IR para igreja não significa SER igreja. Um coração com fé, disposto a ser transformado e ser usado para transformar é o que determina ser a legítima igreja de Cristo, não estar em um templo.”

Quando você ouve a palavra “igreja”, do que você lembra? De quatro paredes com com uma placa na frente ou de pessoas? Infelizmente, devido ao ensino equivocado, a maioria das pessoas lembra de um prédio c. É fácil verificar isso, basta pedir para uma criança desenhar uma igreja. Pelo desenho que ela fizer será possível reconhecer o ensino que ela recebeu.

Por causa do pensamento de que igreja é um local, a religiosidade têm se alastrado entre aqueles que se julgam livres, enquanto não compreenderam nada sobre a liberdade que há em Cristo.

A consciência de tais pessoas limita-as a frequentarem uma igreja uma ou duas vezes por semana enquanto Jesus as chamou (e também nos chamou) para SEREM igreja.

O Senhor Jesus nos chamou para SERMOS IGREJA e não simplesmente IRMOS À IGREJA, no entanto ir à igreja é a tarefa mais fácil e talvez por isso seja mais frequente.

O Senhor deseja que entendamos que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que você é igreja ou não.

A igreja não é um local, mas sim o corpo de Cristo (Colossenses 1:24). Se a igreja é o corpo, então o Senhor Jesus Cristo é a cabeça (Efésios 5:23).

Assim como em um relacionamento entre homem e mulher, os versículos de Efésios 5:23-27 descrevem o relacionamento entre Cristo e a igreja.

A igreja é a noiva de Cristo e o Senhor Jesus Cristo se entregou por ela (por nós), a fim de que seja santificada para apresentá-la “a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5:27).

Por acaso o seu corpo desobedece a sua cabeça? Obviamente, não. Da mesma forma, não é possível que uma pessoa diga que É IGREJA se não obedecer o cabeça, que é Cristo.

Não é aceitável um comportamento perto dos irmãos diferente do comportamento longe dos irmãos. Se isso acontece, hipócrita é aquele que se comporta assim. "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:8).

Precisamos rever nossas atitudes confrontando-as com as atitudes de Cristo. Você sonega impostos? Jesus os pagou. Você mente? Jesus não. Você desobedece as autoridades? Jesus as obedeceu.

Confrontando as nossas atitudes com o caráter de Cristo, descobrimos que ainda precisamos de grandes transformações.
Porém, mesmo que seja difícil renunciarmos nossas próprias vontades, não podemos perder o foco nem um dia sequer, porque estamos sendo aperfeiçoados por Deus dia-a-dia.

Ir à igreja é necessário (Salmos 133:1) e SER IGREJA é essencial. SER IGREJA é obedecer a Cristo em tudo. Não importa onde você esteja, Deus quer você SEJA IGREJA.
 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).