Palavra de Pastora_Missª Mara Ramão

AS ADVERSIDADES VEM PARA NOS ENSINAR


Em II Coríntios 4:8, diz: - “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos.” E II Coríntios 4:17 diz: - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;


Estamos diante de umas das cartas escrita pelo Apostolo Paulo para igreja de Corintos, sabendo ele que os sofrimentos cooperam para conduzir-nos à glória; por isso, ele pôde dizer: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Coríntios 4:16-17).
Paulo sofreu muito foi perseguido por causa da pregação do evangelho, podendo ser morto a qualquer instante, sofrendo por amor a obra de Deus, mas quando refletia sobre seus problemas a luz da perspectiva da eternidade, ele os enxergava como leves e momentâneos.

Ao comparar o peso desses sofrimentos com a eterna glória, eles se tornavam insignificantes.

Embora as aflições desse mundo, do nosso dia a dia possam causar desgaste nosso exterior, o Espírito que dá vida, renova seu interior dia após dia, em preparação para gloria do porvir.

Paulo incentivou os coríntios a mudar seu enfoque do peso das tribulações, das circunstancia e situações temporais e externas para o peso interior e eterno de glória, sendo esse a herança daqueles que crêem.

Meu querido e minha querida, não se incomode com seus sofrimentos. Seu sofrimento não é um peso, é leve, algo Deus quer lhe ensinar, lhe mostrar. O verdadeiro peso é a glória. Todos os seus sofrimentos são leves, são a leve e momentânea tribulação que produz em nós eterno peso de glória. Glória é a expressão de Deus. Não é preciso esperar a eternidade para Ter a expressão de Deus. Não somente no futuro, mas hoje mesmo os sofrimentos nos introduzem na expressão de Deus. Isso é o peso de glória, a graça dELe sobre nós.

Nesse momento existem milhares de pessoas ao redor do mundo passando por sofrimentos, lutas e perdas inimagináveis. Muitas vezes não entendemos por que certas coisas acontecem, por quê temos que enfrentar certas adversidades.

Passamos por sofrimentos sim, mas o Pai é quem nos sustenta, ainda que às vezes não venhamos a senti-lo por perto, Ele está lá, Ele é aquele que faz com que tudo coopere para o nosso bem (Rm 8:28). Fomos chamados por Deus, para carregar uma cruz e fazer parte de uma guerra, mas o nosso exército já é mais que vencedor, porque a batalha decisiva Ele já venceu por nós. Ainda que venhamos a ter que enfrentar adversidades, não estamos desamparados, nem sozinhos, nosso sofrimento leve e momentâneo não se compara ao peso de glória que em nós está sendo gerado.

É na tribulação que nossa fé é forjada e provada, ela é fortificada!

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).