PALAVRA DE PASTOR

Reverendo Cláudio Moreira

 

Reino de Deus e Lealdade Denominacional:

Alguma Contradição?

 

"A Casa de Deus é a Igreja do Deus Vivo, Coluna e Baluarte da Verdade" (1ª Timóteo 3;15)

De tempos em tempos, a Igreja Evangélica Brasileira é sacudida por novas tendências e "ventos de doutrina" (Efésios 4;14) que surgem com grande impacto e visibilidade, e depois de algum tempo, somem na fumaça. Em alguns casos, tais movimentos deixam atrás de si um rastro de estragos na saúde espiritual de muita gente, gerando mágoas e incompreensões que levam tempo para ser curadas. Uma destas tendências, em voga nos últimos anos e com grande impacto especialmente sobre os jovens, é o movimento dos "desigrejados" ou do "pós-igreja", que se identifica nas redes sociais com dizeres do tipo "Não Placa, Sim Jesus".

Estes movimentos ensinam que a igreja-instituição é um mal em si mesmo, e que quem quer ter verdadeira comunhão com Deus precisa romper com o chamado "sistema". Este discurso está hoje nos lábios de líderes que já foram muito influentes em suas igrejas de origem, e depois de enfrentar problemas por lá, saíram com a metralhadora giratória em punho. Fazem sucesso em vídeos na internet como "profetas", com um discurso fácil e raso: todas as denominações são corruptas, e a única forma possível de salvação para o crente estaria em uma forma de comunicação direta com a Presença do Pai. Valem-se, para isso, de um antigo ensinamento protestante, segundo o qual a Igreja de Deus não são as instituições, e sim as pessoas – o Corpo Invisível de Cristo. Diante disso tudo, a pergunta que não quer calar: Isso tudo está correto? É impossível servir ao Reino de Deus estando dentro de uma igreja institucionalizada? O cristão não precisa ter lealdade alguma com a denominação onde está? Ou, mais importante que tudo isso, Deus está ou não está nas denominações?

Pra responder esta questão, sigamos o conselho de Jesus: "Examinai as Escrituras" (João 5;39). Ao contrário do que muita gente mal-informada pensa hoje em dia, o ministério de Jesus não era uma bagunça, como se fosse um bando de hippies falando de paz e amor pelo deserto. Ao contrário, existia uma organização extremamente funcional, onde as mulheres eram responsáveis pelo sustento missionário, um grupo de 70 missionários espalhava as boas novas pelas cidades, tudo isso sob a supervisão de um conselho formado por doze pessoas – os apóstolos. Desde o começo, as noções de ordem e hierarquia sempre fizeram parte da Igreja que Cristo concebeu, e este projeto não pode ser abandonado sob pena de se afastar completamente do padrão bíblico.

Mas a Igreja de Cristo, afinal, são as pessoas ou a instituição (o templo, a organização)? Bem, as duas respostas são corretas. É evidente que a Igreja é a reunião dos eleitos, dos salvos pela Graça Redentora, mas o próprio Apóstolo Paulo também fala que os cristãos "devem saber se portar na Casa de Deus, que é a Igreja do Deus Vivo, coluna e baluarte da Verdade" (1ª Timóteo 3;15). Ou seja, a Igreja-Instituição existe para ser fortaleza da Sã Doutrina, protegendo o povo de Deus (a Igreja Espiritual).

Denominações são imperfeitas e diferentes demais entre si? Sim, exatamente como as famílias. Não há família perfeita,e nem todas as famílias se comportam da mesma forma (em algumas todo mundo almoça na mesma mesa, em outras cada um almoça num horário, etc). Mas isso não quer dizer que eu deva ir morar na família do vizinho.

Do mesmo modo que você, querido leitor, não joga fora sua família apesar dos defeitos que ela tem, assim você deve agir com relação à sua igreja. Certamente ela não é perfeita. Mas ela é o canal que Deus escolheu para que você desenvolva suas aptidões, seu caráter e sua comunhão com o Pai.

Jesus te abençoe poderosamente.

Paz seja convosco.

Reverendo Cláudio Moreira – Pastor Titular da 5ª Igreja do Evangelho Quadrangular de São Gabriel - RS

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).