Palavra de Pastor

Pastor Carlos Dirnei Motta  -Igreja Metodista-

 

AGRADANDO A DEUS, AGRADANDO ÀS PESSOAS

Querer agradar e ser aceito é uma característica natural ao ser humano. Podemos até dizer que é algo que vem de Deus. Deus quer que sejamos bons para as pessoas e que nos esforcemos para satisfazê-las. Romanos 15;2-3 nos ensina a adotarmos a prática de agradar aos nossos semelhantes. Mas precisamos ter equilíbrio nessa área.

Acima de tudo, devemos ser pessoas que vivem para agradar a Deus, e não pessoas que vivem para agradar a si mesmas ou aos demais. Se buscamos a aprovação dos homens, provavelmente somos pessoas que vivem para agradar aos outros. Geralmente descobrimos por experiência que se não agradamos aos outros, eles não nos aprovarão; portanto, se tivermos uma necessidade de aprovação desequilibrada, seremos pessoas que vivem para agradar aos outros.

O Apóstolo Paulo disse em Gálatas que não buscava a popularidade junto aos homens, mas em 1º Corintios ele declarou que tentava agradar às pessoas e se ajustar à opinião e ao desejo delas para que elas pudessem ser salvas. Vamos ler e comparar estes dois versículos:

“Acaso busco eu agora aprovação de homens ou de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10)“Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.” (1º Corintios 10:33)

Quando refletimos sobre estes dois versículos, eles quase parecem opor-se um ao outro; mas se entendermos o espirito que está por trás deles, veremos que não são contraditórios.

Paulo queria agradar as pessoas. Ele queria manter bons relacionamentos com elas, principalmente com o propósito de leva-las a aceitar Jesus como seu salvador. Ele também queria agradar a Deus e cumprir o chamado que estava sobre a sua vida. Paulo sabia como manter o equilíbrio nesta área. Ele tentava agradar às pessoas, desde que agradá-las não fizesse com que ele desagradasse ao Senhor. A bíblia diz em Atos 5:29: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!”

Agradar às pessoas é bom, mas não é bom viver para isso. Defino a pessoa que vive assim como alguém que tenta agradar a todos mesmo que tenha de ir contra a sua própria consciência para fazer isso. Pessoas assim precisam de aprovação tão desesperadamente que permitem que os outros às controlem, e as usem. Não são guiadas pelo Espirito Santo, como a palavra de Deus nos instrui em Romanos 8:14. Porque todos que são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus.

As pessoas que vivem para agradar aos outros são movidas pelo medo. Elas têm medo da rejeição, do julgamento, do que as pessoas pensam e dizem, e principalmente da ira ou reprovação delas. Pessoas que vivem para agradar a Deus são pessoas Movidas pela graça, que não buscam a aprovação por insegurança ou medo. Elas se esforçam para seguir a Deus de todo coração, mas também procuram agradar e ministrar às pessoas sem fazer concessões ou temer a rejeição.
 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).