Palavra de Pastor

Pr. Francisco Ferreira Ferrão

 

NO TEMPO DE DEUS
(Porque eis que o Reino de Deus está entre vós. Lc. 17.21b)

Em Eclesiastes 3.1 lemos: Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.... Mas tempo determinado por quem? Em Eclesiastes 3.11 está escrito: Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim.

No entanto, como um sinal da sua natureza rebelde, que aponta para a desobediência do primeiro homem (Adão), temos a tendência de insistirmos em termos domínio total sobre nosso tempo.

Mas a realidade de nossa existência, independente da nossa vontade, sempre continuará nos lembrando e trazendo à nossa memória, inclusive dos ateus, a idéia de um Criador, um Deus e que muitos, a partir de Jesus e na luz que vem das Sagradas Escrituras, passaram a chamar de Pai. Pai Nosso que estais nos céus...nos ensinou o Mestre.

O maior problema das pessoas (da humanidade), continua sendo a ausência de Deus em suas decisões no momento em que que buscam soluções. Ao ignorarmos o tempo em que Deus estende a mão, estamos aceitando passivamente a vitória do mal sobre nossa jornada terrena.

Quando a depressão bate à nossa porta, e acreditamos que este é um mal que precisamos aprender a conviver, por exemplo, estamos reconhecendo a nossa miséria espiritual, ou seja, aceitamos andar na contramão ou distante do Tempo instituído por Jesus, e que as Escrituras denominam de Nova Aliança.

Paulo é enfático em sua afirmação: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2.

Assim como o apóstolo Paulo, precisamos bradar de todas as formas possíveis, que o Tempo de Deus é chegado!


Acontecimentos que parecem sem importância, mostram claramente o Tempo de Deus no nosso dia a dia. Quando passo em frente a alguma igreja, por exemplo, e ouço o som de louvores, imediatamente sou constrangido pelo Espírito que me diz: -Isto é sinal do Tempo de Deus na vida do povo. Quando passo por pessoas que apressadamente caminham empunhando uma Bíblia, logo penso, é o Tempo de Deus na vida desta pessoa.

De modo semelhante, se alguém ficar surpreso com teu envolvimento e da tua família nas atividades da Igreja; não perca a oportunidade de anunciar na alegria do Espírito: Este é um Tempo de Deus na minha família!

Confiante de estar incluído num tempo do agir de Deus, Davi enfrentou e derrotou um gigante. Na euforia da presença maravilhosa do Deus de Israel, Davi proclamava: Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. Salmos 122.1. Isto mostra a alegria de Davi em testemunhar o Tempo de Deus em sua vida.

Uma última palavra, agora dedicada às nossas amadas igrejas e aos nossos amados pastores e obreiros que labutam corajosamente na implantação do Reino de Deus.

De modo geral, a igreja tem buscado cada vez mais métodos e modelos de trabalho que possam ser atraentes a um mundo moderno e seletivo. A multiforme sabedoria de Deus, que Paulo fala em Efésios 3.10 deve ser criteriosamente observada. Mas independente da característica do ministério, “jamais” esqueça da unção sobrenatural do Espírito Santo. Busque, ore, jejue, pois sem esta unção somos órfãos abandonados no nosso tempo.

Jesus deixou muito claro o sinal que identificaria o “Tempo de Deus” na Igreja: E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Atos 1.4

Ainda em Atos 1.8 Jesus ressalta ...recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas...Este é o Tempo de Deus identificado na forma mais clara, num ministério.

Finalmente, clamo a Deus, através de Cristo nosso Mediador, que você leitor, possa se alegrar e dizer: Senhor, ajuda-me para que o meu tempo seja abençoado a cada dia pelo Tempo de Deus. E que a misericórdia de Deus possa ser direcionada para nós, que vivemos limitados pelo nosso tempo, abrindo nosso entendimento para o Tempo, que Ele tem estabelecido a partir de Cristo. Amém!

(Pr. Francisco Ferreira Ferrão é fundador da Igreja Batista Nacional em São Gabriel - RS e atualmente encontra-se na Igreja Batista Filadélfia em Santa Maria - RS).
 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).