Palavra de Pastor

Pr Celso Lima_IMAD Veredas Antiga-Santa Maria/RS

Vivendo o perigo do isolamento Pv18:1

Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria.

Temos vivido dias difíceis, estamos vivendo na geração do isolamento, as pessoas não convivem mais em segurança, muitos até adotaram o ditado: “Antes só do que mal acompanhado’.

Nos isolamos até mesmo dentro da própria igreja, entramos, assistimos os cultos e vamos embora, sem saber ao menos, o nome da pessoa que se assentou ao nosso lado, muitos nem observam as pessoas a sua volta, preferem permanecer só.
Temos observado que a maioria das pessoas, que se desviam ou esfriam na fé, são ministradas por satanás, no isolamento, ele as afasta das pessoas e começa a trabalhar na mente dela, falando que ninguém se importa com ela e um monte de outras mentiras, assim ele a isola , logo após a enfraquece e aí a queda é certa.

Algumas dizem estar isoladas porque se decepcionaram e acham que não se envolvendo fica mais fácil de viver.
Mas o que a bíblia fala acerca disso?
*Provérbios 18: 1 Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria.
*Insurgir- se revolta, se opõe,
*Então o isolamento é uma revolta, uma rebeldia.
Estamos falando de errar o caminho para não desenvolver o propósito da vida

Segundo a Organização Mundial da Saúde, apontam 322 milhões de pessoas sofrendo com depressão. No Brasil 5,8 por cento da população sofre com depressão. O Brasil é o país mais depressivo da América Latina.
O isolamento é a cama da depressão.O que é depressão?
 

*Depressão é o excesso de passado,
*Stress excesso de presente,
*Ansiedade excesso de futuro.

1 Reis 19- Elias se isola e deixa seu servo.
3:O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4:Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

Vamos para Salmo 68:6- Deus faz que o solitário viva em família; liberta os presos e os faz prosperar; mas os rebeldes habitam em terra árida.
Isso quer dizer, que Deus leva aquele que está sozinho, separado, conviver em equipe, grupos, congregar não é mesmo?Mas o que se revolta, aquele que se opõe, difícil de curar, que ninguém amansa, que ninguém domina, sua vida se torna seca, sem vida, estéril, infrutífera, sem efeito, já observou que as pessoas isoladas dentro da igreja, não rompem, não amadurecem?

Prov 24:6- Porque com conselhos prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.Conselhos- opinião que se dá, sobre o que convém fazer, grupo de pessoas ou amigos.Prudentes- qualidade que leva o homem a prever e evitar os erros e os perigos.Multidão- ajuntamento de pessoas.Conselheiros-consultar
Prov 15: 22- Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.Frustrar-ficar sem efeito, não ter sucesso.

Quando temos um grupo para caminhar conosco, compartilhar, orar, nos orientar, nos aconselhar, fica bem mais fácil pelejar , não é em vão que Eclesiate 4:9- Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.10- Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Entende amado (a) que não dá pra caminhar sozinho? O próprio Senhor, quando formou o homem, disse que não era bom que ele vivesse só.

Prov 20:18- Os projetos se confirmam pelos conselhos; assim, pois, com prudência faze a guerra.Opiniões que se dá sobre o que se deve, ou não fazer, ensinamento. Quando caminhamos juntos, fica mais fácil alcançar os alvos, estabelecer os projetos, fica mais fácil criar estratégias pra guerra.

Prov 11:14-Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança. Segurança- confiança, tranqüilidade.

Sl 133:1- Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! União- contato, acordo, ser um só, ligado por amizade, juntar, Lutar pela unidade da igreja juntos, pela restauração das famílias juntos. Estar ao lado um do outro nos momentos difíceis, isso reforça alianças.

.
Prov 18:19 - um irmão ajudado pelo irmão é como uma cidade fortificada; é forte como os ferrolhos dum castelo.

Ezequiel 34:11,12
Porque assim declara o soberano DEUS, Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei pessoalmente .

Assim como o pastor busca as ovelhas dispersas quando se dedica ao cuidado do rebanho , também tomarei conta das minhas ovelhas. Eu as livrarei de todos os lugares para onde foram dispersas no dia de nuvens ameaçadoras e de trevas.

Encerro com esta palavra de Ezequiel nos trazendo a realidade que na vida teremos dias nublados,em que o sol será encoberto por nuvens escuras. Teremos dias difíceis,mais não podemos nos isolar. Porém se isto aconteceu com vc que está lendo esta mensagem, que nos dias difíceis e nublados todos te abandonaram. Olhe pra esta palavra que Deus te diz: Porque assim declara o soberano DEUS, Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei pessoalmente .
O senhor pessoalmente cuidará de você

Deus lhe abençoe e te guarde,um abraço do vosso irmão em Cristo CELSO LIMA (pastor).

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).