A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO



No evangelho de Mateus capítulo 19 e versículo 6, encontro a base das nossas reflexões para este tema acima citado.

As palavras de Jesus encontram-se no seguinte contexto: os fariseus vieram perguntar-lhe se era lícito um homem repudiar sua esposa por qualquer motivo.

A expressão “por qualquer motivo” é fundamental nesse contexto, pois duas correntes rabínicas faziam-se representar entre a multidão que ouvia os ensinamentos do Senhor Jesus: a primeira preconizava que qualquer motivo era suficiente para o marido despedir a sua esposa e expulsá-la da sua casa; já os representantes da segunda corrente sustentavam que o contrato de casamento só poderia ser rompido por motivos graves. Para dar a sua resposta, Jesus retoma a narrativa do Gênesis (leia Mt. 19.4-5 e Gn 2.24).

O que o mestre estava querendo dizer é que a união conjugal é algo tão forte e profundo, possibilitando tantas identificações e compromissos, que não é possível romper tais laços por quaisquer motivos, rebatendo dessa forma a primeira corrente rabínica.
O casamento não é uma brincadeira de seres humanos, mas algo que o próprio Deus criou e estabeleceu.


Mateus 19.6 de acordo com o Comentário Broadman, Cristo observou que “desde o princípio Deus fizera homem e mulher, prescrevendo que, por amor ao casamento, o homem devia deixar pai e mãe para unir-se à sua esposa. Essa união ele reconhecia como a Obra de Deus que não podia ser desfeita pelo homem. Separar é obra do homem, não de Deus”.

Um casamento problemático deve lançar mão de todos os meios que estiverem ao alcance dos cônjuges, ou dos que não estiverem (quando eles suplicam pela intervenção e graça de Deus), para que o casamento seja salvo e mantido. O compromisso vai além do amor romântico, da paixão que se apaga e do desejo que se esvai. Quando um casal esgota o relacionamento e se separa, nunca é vontade de Deus, mas consequência dos interesses humanos.


Um casal que atravessa problemas de relacionamentos deve esforçar-se ao máximo para superá-los. A grande função de uma família é ser um núcleo de sustentação e equilíbrio emocional para nossos filhos e para nós mesmos. Um lar desequilibrado gera crianças desequilibradas que se tornarão adultos desequilibrados.

Vale a pena tentar salvar o relacionamento por esses e outros motivos. Se temos a nosso favor a graça e a misericórdia de Deus para ajudar-nos a superar um casamento desfeito, por que não as teríamos a nosso favor para ajudar-nos a reconstruir um relacionamento deteriorado.

O casal que se mantém no ideal de buscar a felicidade do cônjuge, acima de todos os interesses egoístas e mesquinhos que comumente deixamos brotar em nossos corações, há de experimentar grandes bênçãos.

Desejo que as bênçãos de Deus estejam sobre todos os nossos leitores.
Que Deus abençoe teu casamento e tua Família.
 


 


Pr. Eduardo Dipp
Vice Coordenador do Conselho de Educação, Cultura Religiosa e Família da Convenção de Igrejas e Pastores do Estado do Rio Grande do Sul – CIPEGADERGS
Diretor do Instituto Bíblico Esperança - IBE
Porto Alegre/RS

 

 

 

 

 

 

Att,

 


 Eduardo Dipp / Diretor

eduardodipp.ibe@gmail.com / (51) 9778-1161

Instituto Bíblico Esperança - IBE / (51) 3387-1161
http://www.ibeteologia.com.br/site
 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).