Palavra de Pastor

Pastor Derci Silveira Borge_Igreja Evangélica Pentecostal Cruzada Universal.

Luca 23:33 – “E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda”. – (ARC).

Esta passagem bíblica me chama muita a atenção, pois ao analisar bem, em sua sequência, vemos retratado nela a verdadeira realidade de nosso dia a dia. O nosso Cristo continua ainda sendo crucificado, Ele continua sendo incompreendido, continua não sendo aceito conforme Ele é. Muitos pregam o amor e não vivem o amor, se dizem humildes, mas não o são.

Enquanto nesta passagem vemos o Mestre, o Deus homem, revelando o coração misericordioso de Deus, usando a cruz como púlpito para pregar a estes dois malfeitores, um a sua direita e outro a sua esquerda, bem como a multidão de escarnecedores a sua frente. “E dizia Jesus: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”.

Aqui Ele mostra o verdadeiro amor, pois Ele ama infinitamente, quando o pecador age em ignorância da verdade, aqui Ele demonstra a verdadeira dependência e obediência ao Pai, pois, apesar do sofrimento e do sacrifício, não é contra e nem contesta a vontade do pai. Pois Ele nos diz: “E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia”. – João 6:39

Estando sendo escarnecido, maltratado, não olha pra si, mas para os transgressores, esperando o arrependimento, não olha para o momento de sofrimento, e dor, mas para glória do porvir, pois sendo Deus, sabe que tudo “Está consumado, a tarefa está terminada”. Imagino a dor de Jesus ao ser coroado com a coroa de espinho, ao ser pregado na cruz, tão somente por nos amar e querer nos reconciliar com o Pai. Este seria o ápice do sofrimento? Não, não creio! O sofrimento maior do Mestre e ver naquele malfeitor ao seu lado o imediatismo, pois blasfemava dizendo: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós”. A única prova aceita por aquele homem e pela multidão incrédula, que Jesus era o Messias, o filho de Deus, era Ele descer da cruz. “E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.”. – Mateus 27:40.

Acho que a maior dor de Jesus era ver os escarnecedores a sua frente, dizendo, curou doentes, libertou os endemoninhados, salvou os outros e não pode salvar-se, não é ele o rei dos judeus. Aqui concluímos que nenhum ser sem a graça de Deus seria, ou será capaz de entender que Jesus não podia e nem queria desistir de Sua missão, de abrir uma fonte de salvação a todos os pecadores arrependidos. Cristo aceitou na cruz a separação de Deus Pai, que era nossa, por nossos pecados. Pois diz em Isaias 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça”.

Nesta cena só um justo, sendo injustiçado o Mestre Jesus, e, mais de um tipo de pecador: O pecador ignorante, que não conhece a verdade, mas a ouve e aceita; o pecador religioso, o que conhece a lei, mas não conhece a graça; o pecador que ao conhecer a verdade e a graça, não se arrepende. Mas ali estava um malfeitor que reconhece sua condição de pecador, sua condição de miséria humana e que sua vida não acaba aqui, ou que não se resume, com sua morte na terra. “E disse a Jesus, Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino”.

Tendo recebido de Jesus Cristo a libertação do pecado, a cura da alma, e da morte eterna, bem como recebeu o compartilhamento do lugar e a condição de bem aventurança depois da morte. “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.
“E era já quase à hora sexta, e houve trevas em toda a terra até hora nona, escurecendo-se o sol”; “E rasgou-se ao meio o véu do templo”. Para dissipar as trevas na terra ficou à divina luz, através do Espírito Santo, e o véu que separava o lugar Santo, do Santos dos Santos, sendo rasgado proporciona ao crente acesso a presença gloriosa de Deus, hoje, através da oração, e a promessa de não mais haver a separação pelo pecado da criatura do seu Criador, no porvir. “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar”. – João 14:2.

Você que está lendo estas palavras, não deixe vago este lugar, já preparado pelas mesmas mãos que foram pregadas na Cruz um dia, por todos nós.

E para se chegar lá, precisa:


1º Esforço: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita;
2º Urgência: Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora,

3º Intimidade: Senão, Ele vos responderá: Não sei donde sois;
4º Santificação: Sem a qual ninguém verá o Senhor. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. – João 14:6

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja com você.

 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).