Palavra de Pastor

Pr Oriovaldo Goulart Seixas Filho

 

SÁBIOS CONSELHO DE UM LÍDER


Uma das mais sublimes tarefas de um Líder, e porque não dizer, talvez das mais difíceis, seja o aconselhamento, pois, mais do que de técnica, exige habilidade tanto em suas palavras, quanto na abordagem correta à pessoa a quem deseja aconselhar.

Porém hoje queremos nos reportar a um dos mais sábios conselheiros do Novo Testamento, que foi o Apóstolo Paulo, o qual por sua sabedoria, seu conhecimento, e por suas técnicas de ensino, podemos dizer com convicção, que só foi superado pelo Mestre dos Mestres, Jesus Cristo, cujo nome, na quíntupla relação de nomes a Ele atribuídos em Is 9.6, destaca-se em segundo lugar: “O seu nome será Maravilhoso, Conselheiro. . .”.

Vejamos a profundidade do aconselhamento de Paulo, em suas Epístolas, chamadas Epistolas Pastorais, a dois Pastores, a quem havia atribuído ele a difícil tarefa de liderar Igrejas, que foram Timóteo e Tito. Primeiro ao jovem Timóteo, seu filho na fé, a quem muito amava (I Co 4.17; I Tm 1.2,18), ao designa-lo para assumir a Igreja de Éfeso, Igreja grande e ameaçada por falsas doutrinas, o Grande Apóstolo dos Gentios, o aconselha dizendo: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2.15). Observe a profundidade deste aconselhamento, como vimos a Igreja de Éfeso havia crescido, era esforçada, mas conforme observa-se em Ap 2.4, havia já naqueles dias perdido seu primeiro amor. E Timóteo, jovem não só na idade, como no ministério, assumir tal responsabilidade, exigia-lhe não apenas habilidade, mas preparo espiritual, para que aprovado por Deus, não tivesse de que se envergonhar, especialmente no manejo da palavra de Deus.

Vejamos ainda seu aconselhamento a outro de seus companheiros, chamado Tito, ao enviá-lo ao campo missionário, para uma distante Ilha do Mar Mediterrâneo, chamada Creta, a apenas 96 Km ao Sul da Grécia, veja que sua responsabilidade não era menor que a de Timóteo, pois diz ele: “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesse em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei” (Tt 1.5), seu conselho a Tito é: “Tu porém fala o que convém à sã doutrina” (Tt 2.1); E continua dizendo: “Em tudo, de dá por exemplo de boas obras, na doutrina mostra incorrupção , gravidade, sinceridade; Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós” - (Tt 2.7-8).

A Bíblia diz ainda: “Onde não há conselhos os projetos saem vãos, mas com a multidão de conselheiros, se confirmarão” (Pv 15.3). Não seria por falta de conselheiros sábios, obedientes a sã doutrina, homens tomados nas mãos de Deus, que a Igreja do Século XXI vem enfrentando uma das piores crises de esfriamento espiritual. Vejamos Is 1.26, onde lemos: “E te restituirei os teus juízes, como eram dantes, e os teus conselheiros, como antigamente; e, então, te chamarão cidades de justiça, cidade fiel”.

Que Deus nos abençoe caros colegas, para que venhamos nos colocar nas mãos do Soberano Deus, a fim de que possamos ter palavras sábias em nossos lábios a fim de levarmos uma palavra de amor e não de condenação a alguém que nos procure esperando um conselho. Vejamos ainda: “Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos” (Ml 2.7).

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).