Por Paula Barreto

Fala Galera!!!

Tema: Livre-Arbítrio

"Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal" (1ª Pedro 2:16).

 

 

 

Qual o significado do livre-arbítrio na vida do homem?

Deus deu ao homem a capacidade de decidir, escolher seus caminhos, mais também nos responsabiliza, pelas nossas escolhas.

O Senhor disse MT 8:17 ''Ele tomou sobre si nossas enfermidades, e levou nossas dores''.

Filipenses 4:13 '''Posso todas as coisas naquele que me fortalece’ ‘Jeremias 7:23c ''Andai em todo caminho que eu vos ordeno pra que vos vá bem''.

A Bíblia Sagrada eu manual de como devemos viver, mais as escolhas são nossas, o Senhor não nos obriga a nada, morreu naquela cruz por amor, e espera que nos os seguimos por amor também, não porque iremos lucra com algum, mais reconhecendo que servi a Ele é melhor escolha que fazemos, somos livre pra decidir o que queremos em nossas vidas, e aceitas a consequencial das nossas escolhas.

1 CO 6:12 ''Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm, todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. ‘que possamos fazer sempre as melhores escolhas, porque nos são escolhas que define quem somos perante o Senhor. Que Deus venha lhes abençoar e iluminar sempre, pra que vocês venham sempre poder tomar as melhores escolhas em suas vidas.
Diele Alves

--------------------------------------------------------------------------------------

A decisão final cabe ao homem?

Bom nós que conhecemos a Deus nem sempre nossa decisão cabe a nós decidir muitas das vezes pedimos para Deus nos ajudar a decidir, mas nem sempre obedecemos à vontade do Pai e por isso muita das vezes decidimos errado. Mas sempre cabe a nós decidir entre o que é certo e errado e o caminho a prosseguir.

Regina Godoy

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------

De que maneira o nosso livre-arbítrio pode interferir em nossa salvação?

Bem, a Palavra de Deus nos diz: "se nada te condena, tenhas paz com Deus se você, ao exercê-lo sabe que age por dentro da Bíblia, tudo bem". "Amados se o nosso coração não nos acusar, tenhamos confiança diante de Deus" 1Jo 3.21.

O que precisamos entender nesses tempos é que a Palavra está sendo semeada há muita gente pregando a Palavra ao menos no Brasil não podemos nos queixar então, ainda acerca do livre-arbítrio nós, enquanto brasileiros não teremos desculpa pra dar a Jesus porque todo dia no rádio, televisão e jornais há pessoas falando da Palavra do Senhor.

Rodrigo Bicca

 

Somos nós sempre responsáveis pelas nossas ações e por quê?

Naturalmente falando: Vivemos em um mundo regido por normas leis, regras, etc.

Onde todas nossas ações ou atitudes sejam elas boas ou não, geram consequências que podem ser agradáveis ou desagradáveis.

O não cumprimento destas regras nos ocasionam sanções que podem ser rígidas demais dependendo da transgressão cometida, sendo desconfortável desta forma, pois não acredito que uma pessoa possa gostar de ser punida, seja qual for à punição.

Porém o cumprimento delas, que é o esperado pela maioria, principalmente pelas autoridades que às estabelece, da o direito às pessoas de serem consideradas "pessoas de bem", "pessoas socializadas", ganhando até alguns méritos que as demais rebeldes não tem.

Então qualquer ação feita por nós, perante a sociedade e naturalmente falando, é sim de nossa inteira responsabilidade, pois somos nós quem escolhemos se seremos pessoas que "dançam conforme toca a música", ou seja, que obedecem e que sabem que estão vivendo em uma sociedade organizada, ou se queremos viver de forma rebelde a essas normas, assumindo suas consequências...

Espiritualmente falando: nossas vidas são comandadas por uma força espiritual, seja ela Terrestre ou Celestial.Como assim?Isso mesmo, o comando pela força espiritual Terrestre nada mais é que nossas próprias vontades carnais, que nos levam a praticar atitudes que são agradáveis aos nossos olhos, e boas a nosso ver, onde acabamos dando valor somente as coisas naturais, que suprem nossas expectativas.

Porém se decidirmos viver conforme a força espiritual Celestial, vivemos e agimos conforme o Espirito Santo de Deus nos direciona através da testificarão da Palavra de Deus em nossos corações, em que descobrimos que não pertencemos a este mundo e que não somos mais escravos do pecado (nossas vontades carnais) e que nada mais tem valor a não ser servir a Deus e levar ao próximo o seu amor que Cura, Liberta e Transforma. A Bíblia é quem rege alguns mandamentos determinados por Deus, porém a força espiritual terrestre tenta impedir e colocar em nossos corações alguns empecilhos no cumprimento desses mandamentos, pois esta pensa e atrai somente no "agora".

Temos responsabilidade também sobre nossas atitudes espiritualmente falando, pois temos a opção de escolher se nossa vida será regida por uma força espiritual terrestre, que nada mais é que nossas vontades carnais, ou se decidimos entregar nossas vidas para serem regidas e comandadas pelo Espirito Santo de Deus (força espiritual Celestial).

Deus nos deu o Livre arbítrio de escolher, porém nossa escolha também nos levará a consequências, a Bíblia nos fala de um castigo eterno para aqueles que preferirem viver suas vidas conforme suas próprias vontades, mas em contrapartida nos promete uma vida sem sofrer algum, em uma glória eterna ao lado do Senhor Jesus.

Não esqueça a vontade terrestre pode até ser boa e agradável, porém não é perfeita aos olhos de Deus.

Aceite a Jesus e viva o evangelho que dará salvação e entrada garantida nessa vida eterna ao lado do Pai.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2.

Jorge Dielik Martins da Silva

 

Se por "livre arbítrio" se entende que Deus dá aos humanos a oportunidade de fazer escolhas que realmente afetam o seu destino, então sim, os seres humanos têm um livre arbítrio. O estado de pecado no mundo está diretamente associado às escolhas que Adão e Eva fizeram. Deus criou o homem à Sua própria imagem, e isso inclui a capacidade de escolher.

No entanto, o livre arbítrio não significa que a humanidade pode fazer qualquer coisa que lhe agrada. Nossas escolhas são limitadas ao que está em sintonia com a nossa natureza. Por exemplo, um homem pode escolher atravessar ou não uma ponte, o que ele não pode escolher é voar sobre a ponte — a sua natureza o impede de voar. De forma semelhante, um homem não pode escolher tornar-se justo – sua natureza (pecaminosa) o impede de cancelar a sua culpa (Romanos 3:23). Assim, o livre arbítrio é limitado pela natureza.

Esta limitação não reduz a nossa responsabilidade. A Bíblia deixa bem claro que não só temos a capacidade de escolher, mas também temos a responsabilidade de escolher sabiamente. Mas creio que quando nos entregamos verdadeiramente para Deus a entrega tem que ser absoluta e nela inclui devolver a Deus o nosso livre arbítrio. "Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim." GL 2.20

  Paula Barret0

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).