Por Paula Barreto

FALA GALERA!!!

       TEMA:
"Deixa vir a mim os pequeninos..."
Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar. "Pv 22:6.

COMO CRIAR FILHOS NA CASA DE DEUS

 

Ensinar a salvação aos filhos. Ganhar o coração de seu filho para Jesus. No que vamos nos basear? Na palavra de Deus. A Bíblia é autoridade inquestionável. É o único caminho para nós. A palavra de Deus não volta vazia. "Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos." (Deuteronômio 11:19); "E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (II Timóteo 3:15).

2. Os pais devem ser modelo para os filhos. A palavra de Deus deve ser o nosso estilo de vida 24 horas por dia, todos os dias; vivendo na simplicidade e no amor de Cristo. Jesus é o nosso exemplo de vida e assim devemos ser para com os nossos filhos. "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também". (João 13:15)

3. Ensinar aos filhos a andar humildemente com Deus e praticar a justiça uns para com os outros; a amar uns aos outros, ajudar e ser bom uns para com os outros. Como já comentamos a criança não vem ao mundo boa; e com amor, partindo do principio que a criança não sabe o que é bom e agradável aos olhos do Senhor, ensiná-la a palavra de Deus. "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e Andes humildemente com o teu Deus?" (Miquéias 6:8).

4. Orar pelos filhos. A oração é muito importante, pois o Senhor nos ouve e tudo o que pedimos dentro da sua vontade, Ele realiza. "E a Salomão, meu filho, dá coração integro para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos, fazendo tudo para edificar este palácio para o qual providenciei." (I Crônicas 29:19). Também é importante levá-los desde cedo à casa do Senhor para fazer parte da família de Deus: "Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à casa do Senhor, a Silo. Era o menino ainda muita criança." (I Samuel 1:24).

Portanto, é através do ensino da palavra, da oração e do modelo dos pais que a criança vai andar no caminho da verdade. Segundo a psicóloga Cidinha Aquino, especialista em educação de pais e filhos, é comprovado que os pais que educam os seus filhos na palavra de Deus, são modelo para eles e oram por eles, usam menos correção. E a palavra de Deus assim nos confirma: "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma". (Provérbios 29:17). O mundo em que vivemos jaz no maligno, por isso é preciso ensinar, exortar e corrigir nossos filhos para que não tropecem nos caminhos deste mundo mal. O mundo é egoísta, enganoso, trapaceiro, corrupto, mal... E vai contra os ensinamentos do Senhor.

Muitas vezes deixamos nossos filhos de lado, não conversarmos, não exortamos, não corrigimos, não explicamos sobre os acontecimentos e não falamos da palavra de Deus que é o único caminho para salvação; pois o caminho do mundo só nos leva a perdição e a morte. "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." (Efésios 6:4).

As más companhias também levam nossos filhos à perdição: "O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai." (Provérbios 28:7). As drogas, bebidas alcoólicas, doenças sexualmente transmissíveis transmissíveis também são frutos dessas más companhias.

Dicas para criação dos filhos à luz da palavra de Deus:
 

- Procurem realizar as refeições sempre em família, agradecendo a Deus por toda sua provisão. Ensinar os filhos desde cedo a serem gratos e a louvarem ao Senhor por tudo o que Ele tem feito.

- Ore junto com seus filhos e com toda a família. Como diz a palavra de Deus: orai sem cessar. Ore sempre pelos seus filhos, pedindo que Deus os guie no seu caminho.

- Estude a bíblia junto com os filhos. Pode se escrever cartões com os versículos e os incentivar a decorar a palavra. Como diz a palavra de Deus, todo o momento é tempo para ensinar a palavra. Ensine ao seu filho sobre a salvação, sobre o amor a Deus e ao próximo, e a seguir os passos de Jesus Cristo. Sempre falar da palavra de Deus aos filhos em todas as circunstancias. Num dia de passeio, momentos em casa, ao acordar, ao se deitar, etc., contando as histórias da bíblia, a salvação por meio de Cristo e como aplicar e cumprir os ensinamentos de Deus todos os dias. Crianças gostam de fantoches, histórias, teatro, música, brincadeiras. Procure usar esses recursos nos ensinamentos.

- Ir à igreja com toda família. Procurar incentivar os filhos a participarem dos encontros na igreja, acampamentos, excursões, reuniões em casa. Assim aprenderão desde cedo a viver em

comunhão com a família de Deus.

- Acompanhe e converse sempre com os seus filhos. Pergunte como foi na escola, procure saber tudo o que se passa em sua vida. As amizades, os afazeres, o que tem assistido e pesquisado na internet. Faça parte da vida do seu filho. Não o abandone.

- Seja sempre um modelo para seus filhos. As crianças tendem a copiar e a imitar o que elas veem. Através do modelo de Jesus, seja o modelo para seus filhos dentro da palavra.

- Corrija seu filho quando este fizer algo errado. A palavra de Deus nos ensina a proceder assim para o bem deles e para o nosso também. "E que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito." (I Timóteo 3:4).Seguindo a palavra de Deus que é nosso guia de vida infalível, teremos a certeza de poder descansar no Senhor, pois sua palavra é fiel. "Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz". (Provérbios 3:1 e 2).

Somente as atitudes de pais fiéis, norteadas pelo Espírito Santo, podem ser base sólida, que permitam educação exemplar, influenciando a conduta de seus filhos.

É PRECISO QUE NÓS PAIS TENHAMOS A DEPENDÊNCIA DO ESPIRITO SANTO E SABEDORIA PARA INSTRUIRMOS NOSSOS FILHOS DENTRO DA PALAVRA A FIM DE QUE O RESULTADO SEJA, FILHOS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS GUIADOS PELO SENHOR, QUE O SENHOR NOS DÊ ESSA SABEDORIA E NOS DIRECIONE SEMPRE! AMÉM!

Raquel Rodrigues Chagas

 

 

 

Meu nome é Amanda, tenho 09 anos e nasci em berço evangélico. Desde que nasci nos meus primeiros dias de vida minha mãe ligava a televisão com louvores da criança Diante do Trono para assistir e ouvir louvores; minha mãe conta que eu ficava vidrada olhando para a televisão. Fui crescendo e me encantava ao ouvir os louvores.

Ser criança nem berço cristão é maravilhoso, na minha casa tem paz e vivemos em comunhão, tenho respeito pelos meus pais e eles me ensinam a viver na presença de Deus. Ao acordar agradeço a Deus pelo dia, ao almoçar agradeço pelo alimento e peço a Deus pelas famílias que não tem que Deus as abençoe e envie alguém para ajudá-las. Antes de dormir peço ao meu pai para orar por mim e durmo tranquila, na escola sempre ajudo meus colegas e tenho conselhos para dar, minha professora diz que sou benção de Deus. Sou uma criança, mas sei que tenho um chamado de Deus para minha vida e sei que muitas almas irei ganhar para seu reino.

"Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele." Provérbios 22.6.

Amanda Schultz

É bom, muito bom ser uma criança que cresceu na casa de Deus porque você sabe que ele vai estar com você em todas as horas, nas mais difíceis para te consolar e estar com você.

Ester Santos

 


                                                                                                                                                                                                                                                        

 

Deus tem um grande chamado para todos inclusive as crianças, o seu compromisso como pai é fazer de tudo para que seu filho corresponda às expectativas de Deus. Pois essa é a maior herança que um pai poderá deixar para seu filho.

 

  Paula Barret0

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).