ENTREVISTA: Rev. Cláudio Moreira



Aos confins da Terra:

Pastor gabrielense parte para treinamento no Haiti


O chamado de Jesus para cumprir o “Ide” missionário, é feito de etapas graduais de crescimento. Depois de cinco anos como pastor titular da 5ª Igreja Quadrangular de São Gabriel (a sua “Jerusalém”), e há sete meses pastoreando a IEQ de Vila Nova do Sul (a sua “Samaria”) o Reverendo Cláudio Moreira parte para uma etapa de crescimento na sua vida missionária: um curso de capacitação da Secretaria Geral de Missões do Conselho Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, que será realizado de 5 a 25 de fevereiro, na Base de Missões mantida pela Quadrangular brasileira em Porto Príncipe, capital da República do Haiti. O pastor, que é nascido e criado em São Gabriel, conversou com nossa reportagem antes de partir, na longa viagem que inicia em 1.º de fevereiro, para os “confins da terra”.


DIFERENCIADO
– Como surgiu esse desejo de ir para o Haiti, e mais do que isso, como essa oportunidade se concretizou?

Rev. Cláudio – Sempre ouvi o conselho de que viagens missionárias devem ser feitas quando se é mais jovem. Eu honestamente não imaginava estar embarcando para uma oportunidade dessas, já casado e perto dos 40 anos. Na verdade, eu já estava exercendo o ministério pastoral quando ocorreu aquele famoso terremoto de 2010, que passou na televisão. As imagens de destruição eram tão chocantes, e lembro que na ocasião minha esposa e eu, oramos a Deus, pensando se haveria uma forma, uma oportunidade de auxiliar diretamente. Nos anos seguintes a Quadrangular do Brasil se estabeleceu no Haiti, através da nossa Secretaria Geral de Missões, e assim como já fazem nas bases missionárias em outros lugares, começaram a oferecer cursos de férias. Com as vendas do livro “Em Águas Mais Profundas”, as ofertas missionárias de igrejas e de alguns irmãos e pastores que investiram em nosso ministério, conseguimos arcar com os custos, nos inscrevemos, e agora aqui estamos nós, rumo ao Haiti.

DIFERENCIADO – Há algumas responsabilidades que estão sendo exercidas aqui, como a Igreja em Vila Nova do Sul, e também a recente função de assessor no governo do Prefeito Rossano. Como ficam agora estas duas atribuições?

Rev. Cláudio – Importante sua pergunta, porque não estou renunciando a nenhuma delas. Continuarei pastoreando em Vila Nova do Sul, como também continuarei assessorando o Gabinete do Prefeito, função que assumi recentemente. Como se trata de um treinamento, serão apenas algumas semanas de distância. Quando retornar, reassumo normalmente estas tarefas que me tem sido confiadas por Deus, através do Bispo Jairo, na IEQ de Vila Nova do Sul, e do prefeito Rossano, a quem tenho auxiliado já desde antes do processo eleitoral. É importante destacar que estou indo pra esse treinamento sem nenhum centavo de recurso público. Todo recurso que nos levará ao Haiti é fruto das ofertas missionárias e dos ganhos profissionais meus e de minha esposa, que por sinal, vai junto comigo.

DIFERENCIADO – Como será o treinamento?

Rev. Cláudio – A Base de Missões da Igreja Quadrangular Brasileira no Haiti, é relativamente próxima do BRABAT (Batalhão Brasil), e tem também escola e orfanato. Temos uma programação extensa a cumprir durante esses dias de capacitação, e claro, muita coisa que ainda não sabemos como vai ser. Ao final, ganhamos uma certificação, e mais do que isso, a bagagem, a experiência. Não é preciso, sem dúvida alguma, ir tão longe para ver gente que sofre sem Jesus. Mas é uma experiência que certamente vai consolidar o sentimento de urgência que há nos nossos corações, sobre a necessidade de proclamar Jesus, e somente Jesus. Sem dúvida, Ele vem, e sem demora.
 

 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).