AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 150.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

Deus está no controle?

"Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim. Faço morrer e faço viver, faço adoecer e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar-se da minha mão." (Deuteronomio 32:39)

Essa semana teve mais uma polemica. A polemica da vez foi uma pergunta feita por um seguidor de um pastor na internet, que perguntou: “Pr, Deus está no controle?” e a resposta causou discórdia na internet kkkkk, pois o pastor popular no instagram, disse que NÃO, que se Deus estivesse no controle, não teria o corona vírus ou estupros.

Então a pergunta da crônica de hoje é: Deus está no controle?

A resposta é SIM!!! Lógico que está!!!
O problema é que alguns confundem a palavra “controle” com “Domínio mental individual”,o que não é o caráter de Deus.

Vamos lá, vou tentar me explicar em detalhes, me desculpem porque eu sou um pouco ruim na escrita rrssr, Deus me ajude!

No dicionário procurei a palavra “Controlar” e temos 4 situações diferentes pra mesma palavra de acordo com a definição do mesmo.

1)Submeter a exame e vigilância estritos; fiscalizar, monitorar. -> Sinônimo de controlar no sentido de administrar, acompanhar os resultados

"Como um Presidente acompanhando os resultados do País"


2)Exercer ação restritiva sobre; conter, regular. -> Sinônimo de controlar no sentido de impedir algo, não deixar uma situação acontecer.

"Como um pai de familia que entende a necessidade de controlar os gastos"


3)Assegurar o controle imediato de (algo), por meio de reflexo motor, ou por habilidade. -> Sinônimo de controlar no sentido de manejar, direcionar a situação pro lado que quiser.

"Como um motorista que não foi possível controlar o carro durante o acidente"


4)Exercer poder, autoridade sobre (alguém ou algo); manter sob o próprio domínio; dominar, tirar a liberdade. -> Controlar uma pessoa, no sentido de não permitir que ela tenha decisão própria.

“Como um ditador controlar a vida dos súditos”

Precisamos partir de um pressuposto. NÃO existe “Não pode” no dicionário de Deus.Ele é um ser ONIPOTENTE ou seja, TEM TODO O PODER, mas NEM SEMPRE Ele QUER, aqui entra a vontade soberana de Deus, então não existe a chance de Deus não fazer algo porque Ele não pode, mas existem muitas situações onde Ele NÃO FAZ porque Não quer.

A) “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mateus 28:18)
B) “Nosso Deus está nos céus; tudo o que deseja, Ele tem o poder de realizar.” (Salmos 115:3)

Quero mostrar o que a bíblia fala sobre o controle de Deus.Vou começar com as afirmações da PALAVRA. Antes de dizer o que achamos, precisamos ir pra palavra e analisar o que a BÍBLIA afirma.

“O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.” Salmos 145:13

“Bendizei ao Senhor, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio; bendize, ó minha alma, ao Senhor.” Salmos 103:22

“O SENHOR estabeleceu o seu trono nos céus e, como Rei, domina sobre tudo o que existe.” Salmos 103:19

“Mas o SENHOR está no seu templo sagrado, o SENHOR tem seu trono nos céus. Seus olhos observam tudo; vê atentamente os filhos de Adão.” Salmos 11:4

“Deus reina sobre as nações, Deus está assentado em seu santo trono.” Salmos 47:8


Perceba como esses 5 textos estão relacionados com as definições 1,2 e 3 do dicionário, que eu posso resumir em uma palavra -> SOBERANIA.

Deus controla tudo na sua soberania. Tudo o que está debaixo de sua vontade, ELE controla. Ele pode fazer o que quiser, Ele irá julgar, Ele pode ouvir a oração dos filhos, Ele pode mudar a situação pros seus filhos POIS é soberano, tem sim todo o controle. PORÉM, é aqui que vai entrar a confusão que alguns fazem,o ponto 4 da definição do dicionário.


Existem situações nas quais Deus NÃO interfere, por ser uma consequencia da RESPONSABILIDADE HUMANA, CONSEQUENCIAS DO QUE PLANTAMOS!

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna." (Gálatas 6:7,8)

Se o homem plantar maldade, ELE colherá maldade!

E não é porque DEUS não interfere nisso, que ELE não é soberano. Ele é tão soberano, que pode inclusive ser soberano ao ponto de não se meter no que não quer e continuar soberano rsrsrsrs.

Preciso falar sobre responsabilidade humana.
Olha esses textos:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26-28)

Deus criou o homem e LHE DEU o domínio sobre a natureza.. Deus tem tanto controle que permitiu que o homem tivesse domínio! SOBRE A TERRA!

Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens. (Salmos 115:16)

Interessante essa afirmação, DEUS DEU aos homens a terra... você já parou pra pensar na nossa responsabilidade?
Desde a hora de construirmos algo, a escolhermos um presidente, a montarmos um negocio. Deus nos deu a terra pra dominar, e cabe a nós fazer muito bem feito! Claro que clamando e invocando a presença e a ajuda e o conselho do SENHOR, pois é o que ELE sempre quis, participar conosco, mas tem seres humanos que NÃO QUEREM! E dão o controle ao diabo,olha só:Mas o homem quando pecou, deu a satanás o domínio que era seu, o homem perdeu esse domínio para Satanás -> Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. (1 João 5:19)

O mundo jaz no maligno... pra entender essa expressão, pensa comigo num defunto... o que a gente diz? Alí jaz o morto ou seja, o mundo JAZ no maligno, significa que o mundo cheio de pecados está morto no maligno (mundo aqui é o sistema, não o planeta terra).

Agora vem a pergunta que todo mundo faz..
Deus não impede uma mulher de ser estuprada porque?

Entendendo o principio da responsabilidade humana na criação. Podemos então afirmar que os homens são responsáveis pelas próprias atitudes! Escolhas.. Esse mundo como foi dito jaz no maligno! Então o mal é abundante, muito mais do que o bem. "Muitos chamados e poucos escolhidos lembra? O caminho da salvação é estreito e apertado, poucos entram nele."

Outro ponto a ser observado... A justiça de Deus:Deus é justo, e se Ele for interferir nesse caso, teria que interferir em todos! Teria porque? Se ELE é soberano?

Exatamente por ser justo! Se Deus interferisse em tudo de errado, ninguém mais poderia agir nem fazer nada!!!!

Imagine, se Deus fosse impedir CADA pecado que os homens intentassem fazer, NÃO EXISTIRIA SER HUMANO, e sim um monte de robôs autômatos e guiados por Deus, seriam só fantoches na mão do Altíssimo.

Se eu quiser sair agora da cadeira, pegar uma bomba e explodir um carro na rua, DEUS VAI ME IMPEDIR? Terá uma mão do céu descendo e me segurando? Claro que não!

Eu sou livre pra fazer minhas escolhas, porem escravo das consequencias da mesma. E quem é o Senhor que vai julgar todas elas no fim? Aquele que tem todo o controle! Ele irá julgar uma por uma das nossas ações.
NADA vai sair da justiça de Deus, seja bom, seja ruim.

Olhe de novo os 5 textos da biblia que eu mostrei lá em cima... EM NENHUM deles você vai ver acontecer o exemplo 4 do dicionário, Deus não vai OBRIGAR as pessoas as fazerem o que ELE quer e por isso as pessoas pecam.. Não é DEUS quem as faz pecar.

A soberania de Deus está exercida claramente no controle sobre a história, do tempo, do juízo, da morte e da vida.
MAS NENHUM texto mostra o controle no sentido de controlar as ações do ser humano como se fosse um ditador.
AI QUE ESTÁ A CONFUSÃO! Quem entende e pensa que ISSO é ter todo o controle, não entende o que é Deus ter todo controle.

Por isso o pastor disse que Deus não tem todo o controle, porque Ele confunde a liberdade de escolha que o homem tem, com a negligencia de Deus!

PARECE que Ele queria que Deus fosse ditador, que impedisse o homem de pensar o mal.. se fosse assim, QUEM EXISTIRIA? Acabaria a pessoalidade, você não teria personalidade, você seria uma entidade programada sem consciência própria.

Como teríamos fé? Como amaríamos a Deus pelo convencimento do Espírito?
Pensem comigo... Se eu tivesse controle sobre minha esposa, e a forçasse a me amar, e forçasse ela a se declarar pra mim, QUE AMOR É ESSE? É falso! É horrivel.

Eu vejo Deus revelando o seu amor, na forma de Espírito Santo, e muitos REJEITAM!

A cena aqui é, Estevão, cheio do Espírito Santo, pregando o evangelho e os judeus que o ouviam REJEITAVAM, veja o texto:

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?
Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. (Atos 7:48-54)

Estevão usa a expressão: VOCÊS RESISTEM AO ESPÍRITO.

Gente, se Deus fosse um ditador, ele forçaria todos a se converter, ninguém resistiria! Afinal de contas: Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:3,4)

Então temos DEUS querendo salvar a todos, mas mesmo assim, todos não são salvos, porque? De novo,porque Deus PERMITE a escolha E infelizmente, muitos escolhem o pecado, e isso não quer dizer que ELE não tem o controle.

Outro exemplo dos homens tomando decisões totalmente contrárias ao que Deus quer, e mesmo DEUS PODENDO e tendo poder e autoridade pra isso, Ele não obriga.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! (Mateus 23:37)

Olha o lamento de JESUS, olha a tristeza dele sofrendo e chorando pois o povo REJEITOU a mão salvadora. Não consigo crer, como alguns dizem, que Deus determina todas as coisas, inclusive, quem vai resistir ou quem vai salvar.Não faria sentido Jesus chorar por uma escolha que teria sido DELE mesmo.

Mas eu sei o que você esta pensando... “Dani, mas Deus interferiu no Faraó, endureceu o coração dele.”
Mas ai é um caso especial, que é quando Deus usa o ímpio como INSTRUMENTO na vida dos filhos. Isso é uma interferência pois os ímpios são criaturas de Deus, enquanto os salvos são filhos. Em favor dos filhos, Deus move o mundo, seja natureza, seja o tempo, seja o clima, sejam criaturas!


E eu creio que exista um outro caso quando Deus “interfere” sem ferir a justiça dele.Quando algum filho intercede. A intercessão é tão incrível, que o próprio Jesus intercedeu por Pedro pra que não fosse tocado por satanás.
Foi a intercessão que causou uma interferência da parte de Deus, sem torna-lo injusto com os outros nos quais Ele não interferiu (por isso a intercessão é TÃO incentivada, orem sempre por quem voces amam)

Então a resposta é SIM DEUS TEM TODO O CONTROLE! Mas não, controle não significa controlar todas as ações humanas, pois cada um recebe de Deus a vida, pra plantar pra vida eterna, ou plantar pra condenação eterna.
 

Pastor Daniel Saad ________________

"O SENHOR te abençoe e te guarde,  o SENHOR faça resplandecer
o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;o SENHOR sobre ti levante
o seu rosto e te dê a paz." (Numeros 6:24-26).

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).