AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 150.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

 

Chega uma hora que temos que viver tudo aquilo que dizemos crer. Hora de descansar nas promessas.
Quanto mais perto da hora da colheita, mais se diferencia o trigo do joio.
É uma fase onde o ímpio está mais ímpio, o imoral, tá mais imoral!! A cultura inútil, memes, videos, midia, está explodindo!!! O morno tá sendo exposto, a vergonha é a chance do arrependimento... Estou vendo o perdido, resgatado! Nunca vi tanta ovelha perdida voltando pra casa! E aquele que é santo, tá com uma sede de conhecer Jesus que me emociona e alegra o coração de Deus. Alem de muitos estarem vivendo o sobrenatural.É tempo de separar homens de meninos, Filhos de farsantes, bodes de ovelhas, quem vai pra casa e quem vai ficar, quem é filho e quem diz ser.
A voz de Deus ainda grita, o cordeiro ainda está chamando, antes que venha o leão.

Até quando orar?

"E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?" (Lucas 18:7)

Eu fui assistir um culto uma vez, onde o pastor era um senhorzinho simples de tudo, tinham contando comigo, umas 10 pessoas no culto rsrs... Me encantou a simplicidade do senhorzinho, falava de Jesus de um jeito absolutamente simples, teologicamente era bem raso, mas você sentia o amor dele por Deus sabe? Era perceptível que ele falava de algo que vivia.Resumindo, um homem de Deus... Mas ele mandou muito mal em uma afirmação que eu já vi muita gente fazendo, pode ser que a intenção foi boa, mas veja bem, vamos devagar...

O texto base da pregação foi esse que eu deixei aí em cima, a parábola da viúva que não parava de orar... Vou deixar aqui pra voces lerem... leiam por favor:
Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’.
"Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens,esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar’ ".E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto.Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? (Lucas 18:1-7)

A tônica do pastor foi que nós deveríamos ser como a viúva, e orarmos ATÉ Deus nos dizer SIM... e a igreja toda pirava dizendo OOOO GLÓRIAAAAA

É aqui que entra o grande erro desse tipo de afirmação, a qual eu já ouvi trocentas vezes a de que para alcançarmos algo, temos que ter fé e perseverar ATÉ DEUS DIZER SIM....

Gente primeiro de tudo... vamos estudar essa afirmação.

Se eu disser que TUDO o que eu orar insistentemente e perseverar sem parar, Deus me dirá sim, isso incluiria ATÉ PEDIDOS INSENSATOS!

Por exemplo, lembro de uma vez na faculdade, que uma moça engravidou sem querer, e não era casada, ela chegou até mim e pediu: ORA DANI, PRA ESSE FETO N~´AO VINGAR. Ai eu falei: "O que minha fia? Tá doida? Quer que eu ore pra Deus matar seu filho?" e ela: "Sim".

Eu pensei na hora em encher a mão de grama e enfiar na boca dela e falar, jumenta, tá ai sua janta. Mentira gente, não sou agressivo assim kkkkkkkkkkk

Tá entendendo o erro desse tipo de afirmação? Imaginem se ela tivesse ido nesse culto, e ouvido a palavra daquele senhor, ela teria entendido que bastaria clamar e clamar e clamar até que o Senhor matasse a criança.

Eu sei o que você tá pensando: “Ai Dani, mas aí é um pedido estúpido, óbvio que Deus não atenderia .”

OPA!!!! Você tocou num ponto que eu ia falar!
Meus amados, quem de nós sabe o que é melhor pra nossa vida? Esse pedido do exemplo é um pedido bem ridículo, mas e quando é algo que na hora parece inteligente?

Quer ver outro exemplo? Eu mesmo, quantas vezes orei pedindo pra Deus abençoar meu relacionamento, porém com outra pessoa sem ser a Heli, e olha que eu insistia!
E SE ELE TIVESSE OUVIDO? Hoje eu não teria a esposa maravilhosa que eu tenho,então glória a Deus que Ele não ouviu todas minhas orações, MESMO insistindo MUITO!
E você que orou muito pra entrar num emprego e deu "errado" (já explico porque esse errado é entre aspas rs) e hoje você esta em outro E MUITO FELIZ! Graças a Deus sua oração não foi respondida né? Tá entendendo agora? Se eu fosse partir do principio que basta insistir que eu serei ouvido, então até em coisas que eu julgasse “licitas” ou “permitidas” eu estaria escolhendo um caminho PIOR do que aquele que Deus tinha pra mim!

Vamos voltar pro texto...

Jesus deixa claro que a viúva insistia.Ok, até ai tudo bem.... E também diz que o juiz era uma pessoa horrorosa, muito diferente de nosso Deus maravilhoso, mas pelo que a viúva tanto importunava o cara? POR JUSTIÇA!
Eita que aí que está o grande X da história.

Ela insistia por algo JUSTO!!!!!!

Ela não insistia por algo egoísta, ou algo supérfluo, OU QUE NÃO FOSSE DA VONTADE DE DEUS mas sim por JUSTIÇA."Faze-me justiça contra meu adversário" VERSO 3

Gente, Deus é um Deus de relacionamento, Ele quer ouvir todas as suas orações, podem ser os pedidos mais bestas do mundo, eu por exemplo peço coisas ridículas, a questão toda é mostrar a vocês, que Deus não tem compromisso em responder com um SIM, “Só” porque eu insisto muito, tá?

A viúva mostra com clareza que Deus SEMPRE responderá favoravelmente àquilo que for justo, ainda que seja preciso que insistamos até o fim.
Isso é uma garantia maravilhosa, meu Deus do céu.... na verdade uma não, mas duas!

1) Ele sempre vai responder o que for justo, de forma favorável!
2) Se Ele responder com não, é porque havia um caminho melhor

Só que ai entra a pergunta:Como saber? Como saber se eu continuo insistindo ou se eu paro porque não é da vontade de Deus?

Vou te dar 2 situações pra começar.

Na primeira, Deus deixou claro a resposta NÃO e na segunda Deus respondeu SIM, mas não foi benção.


1)QUANDO DEUS DIZ "BASTA"!

No primeiro caso foi Paulo...o apóstolo Paulo passou por experiências sobrenaturais que, eu Dani, creio que nenhum outro homem passou, e ele mesmo deixa isso claro no capítulo 12 de 2 corintios mas como diria o Tio Ben, tio do Homem aranha rs.. “Muito poder traz muita responsabilidade" e no caso de Paulo, muitas revelações trouxeram um perigo, o da soberba.A biblia deixa claro em 1 Pedro 5 que Deus rejeita o soberbo.


Pra evitar isso, Deus com todo seu amor, deixou PROPOSITALMENTE um espinho na carne de Paulo, lógico que espinho na carne é um eufemismo, não quer dizer literalmente isso o que “exatamente” era, ninguém sabe,alguns dizem ser a lembrança da morte de Estevão, que Paulo consentiu, outros dizem ser algum problema oftalmógico dele, dito em galatas 4:14 e 15.... ou falta de uma esposa, enfim, não importa muito qual seja, mas vejam o que Paulo diz:
Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
2 Coríntios 12:7-9


Ele orou 3 vezes, TRÊS VEZES ROGUEI! E o Senhor DISSE: MINHA GRAÇA TE BASTA!!!

Estão vendo? Nesse caso, a insistência de Paulo, NÃO comoveu ao Pai, que NÃO quis lhe responder como desejava, e sim com uma NEGATIVA diante do pedido. Negativa aceita por Paulo, tanto que nem orou pela quarta vez sobre esse assunto.
Mesma coisa aconteceu com Moisés! Deus ficou irado com Moisés em determinado ponto da travessia. No livro de Números capítulo 20, versículos 8 e 11 temos a resposta: “Disse o Senhor a Moisés: Toma a vara, ajunta o povo, tu e teu irmão Arão. Na presença deles ordenai a rocha que dê as suas águas. Assim, lhes tirarei água da rocha, e dareis a beber ao povo e a seus animais. Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara”. Esse foi o pecado que Moisés cometeu. Deus falou uma coisa e ele fez outra. Não era para bater, era só para falar e água iria jorrar para matar a sede da multidão. Moisés e Arão trouxeram a glória do milagre para eles e não para Deus.

Deus ficou indignado com a atitude de Moisés, e proibiu a entrada dele na terra prometida.“..eu te faço vê-la com os próprios olhos; porém não irás para lá” (Deuteronômio 34:1-4)e vejam o que o próprio Moises diz sobre o assunto... Naquela ocasião implorei ao Senhor:
"Ó Soberano Senhor, tu começaste a mostrar a teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa! Que Deus existe no céu ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus feitos poderosos?
Deixa-me atravessar, eu te suplico, e ver a boa terra do outro lado do Jordão, a bela região montanhosa e o Líbano! "
Todavia, por causa de vocês, o Senhor irou-se contra mim e não quis me atender. "Basta", ele disse. "Não me fale mais sobre isso.
Deuteronômio 3:23-26

Esse texto me faz ter vontade de chorar sabiam? Eu sinto a angustia de Moises, o desejo de entrar e Deus não permitindo pela desobediência. É gente, todo pecado tem perdão desde que arrependido e confessado diante do Pai (A blasfêmia contra o Espírito é não crer que Deus é quem diz que é... logo, se eu não creio, não tem como eu me arrepender e confessar, mas se eu arrependo e confesso, é porque não estou blasfemando)

Nós vemos por esses 2 textos que NÃO é sempre que a insistência ouve uma resposta favorável de Deus.

Mas como saber que é pra parar?SIMPLES! Enquanto a porta não fechar eu não paro..
Vou te dar um exemplo: Tô com uma doença... vou orar até ser curado!
Tô com um parente que não crê... vou orar até ele ou eu morrer!
Tô solteiro.. vou orar até o dia que eu encontrar meu cônjuge!

Enquanto não tiver a porta FECHADA eu não paro de orar!!!!
E tem outra possibilidade... quando OUTRA porta melhor é aberta.

Exemplo:Eu tenho um amigo que estava orando por uma moça, uma moça com quem ele já havia namorado e ele orando e orando pra saber se voltava, se dava outra chance, e nesse meio tempo apareceu uma menina nova na igreja, ele se apaixonou a primeira vista e sumiu todo sentimento e desejo de relacionamento com a ex.
Assim, Deus não fechou a porta diretamente, ELE ABRIU OUTRA muito melhor, isso já é prova de que a oração foi respondida!

Enquanto você não tiver uma resposta negativa, uma porta fechada ou outra porta aberta, NÃO PARE DE ORAR!

2) Quando Deus permite o que não é o melhor pra nos ensinar.

Quer deixar Deus irado contigo? MURMURE! Que coisa horrorosa que é murmuração, ela demonstra claramente um coração ingrato.

O povo de Israel é uma figura clara de nós... quando você for ler o velho testamento, principalmente entre êxodo e deuteronômio, você verá que tudo o que o povo de Israel fazia, nós fazemos hoje, ingratidão pelo cuidado que Deus sempre tem tido com nossa vida e a murmuração não foi diferente.

Eles reclamavam constantemente sobre o maná, o alimento que Deus mandava do céu. Chegaram a dizer que queriam voltar ao Egito pra comer cebola... meu Deus.

Eles reclamavam da provisão de Deus, e pediam carne, carne, carne, carne. Deus havia deixado claro “É pra comer o maná, é o melhor, eu estou dando o melhor pra vocês!” e eles NÃO queriam o maná, queriam CARNE! E ficavam clamando por carne CONSTANTEMENTE!
MESMO APÓS DEUS TER DITO NÃO!!!!

E a reclamação foi tanta, que Deus se irou e disse “MUITO BEM! Darei o que voces querem...” E Deus fez chover codornizes, como se fosse uma galinha pequenina, e choveu tantas, mas tantas que o povo comeu até passar mal, e MUITOS MORRERAM ENGASGADOS! Olha isso! Era tanta glutonaria e falta de dominio próprio, que o povo se engasgou e morreu sufocado!!!!!!! (Esta história se encontra em Números capitulo 11)

Aqui Deus respondeu FAVORAVELMENTE porém NÃO QUERIA responder.

Ele disse SIM pra algo que NÃO queria dizer, logo, a insistência se tornou blasfêmia e falta de reverencia, falta de temor, o povo esqueceu quem é Deus, esqueceu que Ele nao é nosso serviçal... o povo começou a achar que ELES sabiam o que era bom, e não o Pai, que respondeu com sua ira...Isso acontece quando a porta é fechada e vc fica insistindo, perturbando, reclamando!!!!!!! Voltando pro pecado que Deus te livrou, insistindo em desobedecer e voltar a abrir uma porta que Deus fechou,o resultado é que Deus vai permitir sua queda, pra que você se arrependa e volte.

Eu conversava sobre isso com Heli minha esposa e ela disse “Mas Dani, Deus disse sim pra Moisés, quando esse pediu pra Deus não destruir o povo que havia feito os bezerros de ouro.Pois Deus diz a Moises que destruiria o povo, e Moises insistiu intercedendo e Deus disse Sim pra ele.” (Isso está em Êxodo 33).

É verdade, mas nesse caso Deus QUERIA que o povo não morresse, era da vontade dele poupar o povo, a intercessão de Moisés veio corroborar com a vontade de Deus, diferente do pedido das codornizes, que veio CONTRA a vontade de Deus! Deus ouviu Moises porque o plano dele SEMPRE foi manter o povo, e dentro desse plano, estava já previamente planejado que Moises iria orar.. Pra Moises foi uma decisão que ELE tomou, a de orar, mas Deus ja sabia,e tinha planejado contando com a sua presciência que Moises iria orar.


Então qual a conclusão final?


A conclusão é que DEVEMOS SIM ORAR INSISTENTEMENTE, mas por aquilo que é JUSTO!

Aquilo que é a vontade de Deus! Comece a colocar no final da sua oração a seguinte frase “Mas seja feita a sua vontade meu Pai!” eu sempre clamo dizendo isso, Senhor, mas faça como o Senhor quiser, o que eu te peço é que eu fique feliz e satisfeito, só isso!
Fazendo isso, você se coloca a disposição de Deus pra ouvir um NÃO, e jamais acontecerá com você o que houve com os israelitas e as codornizes!

Nós vamos orar e insistir ATÉ Deus responder ou dizer Não! Mas enquanto a porta não fechou, eu não paro de clamar, eu não paro de orar, eu não paro, até eu ter certeza de que a resposta é no, ou Deus me revelar que tem algo melhor.

Exemplo... eu clamo pelo meu Pai convertido, faz anos, e eu nunca vou parar, até meu pai morrer eu estarei orando, até eu ver que a porta fechou eu vou clamar!! Pois eu sei que o que é justiça, o que é da vontade de Deus, ELE vai atender, eu ainda verei meu pai convertido e batizado!

Eu orei muito pela minha empresa, pra ela crescer na volkswagen, pra eu ser um empresário bem sucedido, orei e insisti muito.... mas chegou um dia que a voz de Deus bradou em meu coração “CHEGA, QUERO VOCÊ NA OBRA!” eu entendi na hora o “Basta de falar disso” e parei de insistir, você entende? Uma coisa é orar e insistir no que é justo até não poder mais, outra coisa é orar até ouvir um não, ou entender que o caminho não é o ideal!
Mas sempre termine a oração dizendo: "SENHOR FAÇA A SUA VONTADE E CONFORME O MEU CORAÇÃO!"

A oração nos dá intimidade, tem coisa que eu orei muito e percebi, tempos depois, que era um pedido infantil e desnecessário, a própria intimidade com Jesus me mostra que coisas que eu pedia antigamente, eram infantis e nunca Deus diria sim mas só a maturidade de cada um pode dizer o que é ou não pra se insistir.

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (João 15:7)
É uma premissa básica e lógica, que se não estivermos EM JESUS, não faz sentido orar, primeiro porque Deus não ouve oração de impios (a nao ser a de arrependimento rs) e se não estivermos em Jesus, NÃO SABEREMOS nem pelo que orar.


Vamos orar?


SENHOR MEU DEUS, EU SEI QUE TEM COISAS QUE ORAMOS E INSISTIMOS, ASSIM COMO BARTIMEU, QUE OROU E OROU E OROU E CLAMOU ATÉ QUE O SENHOR O OUVIU E DISSE O QUE QUERER QUE EU FAÇA... MEU PAI, PEÇO DE TODO MEU CORAÇÃO QUE O SENHOR ME ENSINE A SABER PELO QUE INSISTIR, QUANDO INSISTIR E QUANDO PARAR. SENHOR NOS DÊ ESSA MATURIDADE, ESSA CAPACIDADE DE TE OUVIR, DE SENTIR EM NOSSO CORAÇÃO QUE ALGUMA COISA BASTA, OU QUE DEVEMOS PERSEVERAR.
PAI, NÃO NOS DEIXE, SEM O SENHOR ESTAMOS PERDIDOS.
Em nome de JESUS!



Amo vocês, de verdade... e Jesus ama muito mais! rs

 

Pastor Daniel Saad ________________

"O SENHOR te abençoe e te guarde,  o SENHOR faça resplandecer
o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;o SENHOR sobre ti levante
o seu rosto e te dê a paz." (Numeros 6:24-26).

 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).