AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 120.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

Deus fala através de Sonhos

Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele”.
(Mateus 27:19)

Deus fala através de sonhos..

A idéia dessa crônica é comentar sobre os sonhos, em especial dos que acontecem quando dormimos, não estou e não vou falar hoje sobre os sonhos que temos acordados, sobre o futuro mas sobre os que acontecem durante o sono.

Sonhos: “O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. ...”

Mas e pra Deus? Como funciona?

(Ponto 1)- O que a bíblia diz sobre sonhos?
Bom, vamos lá... primeiro de tudo que sonhar é algo NATURAL! Não só do ser humano mas também de outros animais! Tem vários videos no youtube de cachorro sonhando, eu choro de rir rsrsrsrsr.
Sendo assim, não é uma característica só de pessoas “crentes” ou de alguns tipos de indivíduos especiais como se tivessem um “poder sobrenatural”, NÃO! É algo normal, natural, biológico.
Todo mundo sonha, mesmo quem não se lembre.

A Heli minha esposa, quase que toda noite fala dormindo, é engraçadissimo kkkkkkkkkkkk, uma vez ela acordou e disse que tinha um palhaço no teto, aí voltou a dormir na hora, eu fiquei lá orando pro capeta sair (se é que tinha né, porque eu não vi nada) e no outro dia eu perguntei e ela não se lembrava de absolutamente NADA!

Mesmo quem diz que “não sonha” está errado, sonha sim porém, por motivos inexplicáveis não se lembra.Outra vez, eu estava na sala assistindo uma pregação e ela dormiu no meu colo (moramos no 5º andar) aí ela acorda (ou não?) e diz:“Fecha a janela, pode entrar cobra” e volta a dormir KKKKKKKKKKKK.

E sonhar não é algo de agora não, é desde a criação do homem! Muitos homens na bíblia sonharam! Sim muitos homens e mulheres sonharam e tiveram grandes revelações em sonhos! Vamos ver alguns?

. José, marido de Maria, sonhou com um anjo que lhe disse “Pode se casar com Maria, o que está nela é gerado de Deus!” Pois ele estava suspeitando que Maria havia lhe traído.(Mateus 1)

. O mesmo José sonhou depois com um anjo lhe ordenando para fugir ao Egito, pois Herodes queria matar as crianças (Mateus 2)

. Os magos do Oriente, os que foram visitar Jesus, esses foram divinamente avisados EM SONHO (A bíblia não diz se foi um só ou todos ao mesmo tempo) para que não avisassem Herodes onde o menino estava (Mateus 2).

. José do Egito sonhou com o sol, a luz e onze estrelas que significavam que futuramente ele governaria sobre seu pai e seus irmãos mais velhos (Gênesis 37:9).

. Jacó sonhou com uma escada onde os anjos do Senhor subiam e desciam. No local onde teve a revelação, ele edificou um altar e o chamou de Betel - casa de Deus (Gênesis 28:12).

. Paulo sonhou com um rapaz clamando por ajuda e entendeu que Deus estava lhe chamando para pregar a Palavra na Macedônia (Atos 16:9).

. Daniel interpretou o sonho do rei Nabucodonosor sobre os impérios do mundo e o fim do governo do homem (Daniel 5).

.Daniel mesmo sonhou com 4 animais, sendo esses profecias poderosas e fiéis, sobre os grandes impérios que dominariam o planeta terra. (Daniel 7).Enfim.... tivemos muitos exemplos de que Deus FALA SIM ATRAVÉS DE SONHOS! QUE É POSSÍVEL SIM QUE SEJAM AVISOS, PROFECIAS, RESPOSTAS etc.. Tanto no velho quanto no Novo Testamento!

Deus não é limitado no modo de falar com as pessoas, é algo absolutamente PARTICULAR.... eu conheço uma moça que estava chorando na sacada do apartamento dela dizendo que não era amada, que não sentia Jesus, que não conseguia chorar em louvores, que não sentia ser cheia de Espírito Santo... e nisso olhou pro céu e viu uma nuvem escrita claramente “Jesus”...essa mulher nunca mais foi a mesma porém, eu não aconselho ninguém a tentar imitar ela, pois se aconteceu com ela não quer dizer que vai acontecer IGUAL com você, pode ser que sim mas pode ser que não, pois Deus fala de MUITAS MANEIRAS! (Hebreus 1.1)

Então, primeira conclusão que tiramos:SIM! DEUS FALA ATRAVÉS DE SONHOS! A maior de todas as respostas é a bíblia, ela é infalível mas sonhos podem sim ser respostas ou profecias de Deus!

Inclusive, isso é uma promessa de Deus sobre os últimos dias!
Veja o que diz o profeta Joel no capítulo 2 (400 A.C)
“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”.(Joel 2:28,29)

E essa profecia se cumpre e se faz valer a partir de Atos capítulo 2, conforme as palavras de Pedro (33 A.D)
Então Pedro levantou-se com os onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
(Atos 2:14-18)

(Ponto 2)- Então TODO sonho é de DEUS?
CLARO QUE NÃO! Óbvio que não!! Ontem mesmo eu sonhei que eu estava andando de carro e atropelei um rinoceronte...
MEU DEUS É UMA PROFECIA SOCORRO! Prendam os rinocerontes!!! HAHAHAHAHA

Não né gente...Não é Deus falando.Primeiro porque em Taubaté não tem rinoceronte, segundo que eu tinha ído dormir assistindo youtube e estava vendo filmes sobre a savana africana e vi um vídeo onde um rinoceronte ficou preso na lama e os leões tentavam atacá-lo.Esse sonho é obviamente fruto do meu subconsciente, Deus não tem nada a ver com isso!

Na verdade, pode ser que a pessoa passe a vida inteira sem ter alguma revelação Divina através de sonhos, pois conforme a própria palavra diz, o Espírito Santo se revela e manifesta dons a cada um como ele quer! (1 Cor 12 de 4 a 11).Então o Espírito se revela COMO ELE QUISER... e pra variar, Sonho NÃO é promessa da lista dos dons... como o é o de línguas, profecia, interpretação, cura e etc.. OU seja, pode ser que NUNCA tenhamos um sonho que tem caráter de revelação Divina!

(Ponto 3)- Como discernir?
Amados, Deus não é um Deus de confusão (1 Cor 14:33).
Ele não vai trazer algo pra te deixar confuso, toda revelação de Deus vem pra fazer sentido! Não tem propósito um sonho ser da parte de Deus, sendo que você não entenda NADA no que foi sonhado... Deus não mandaria uma mensagem ilegível para o leitor, uma voz inaudível para o ouvinte. Não tem propósito nisso!

REGRA BÁSICA: DEUS NUNCA DIRÁ EM SONHO, ALGO QUE SEJA HERESIA!
ex "Sonhei que eu largava minha esposa e me casava com meu líder de célula" isso não é sonho da parte de Deus! Isso é fruto do seu subconsciente que está querendo fazer malvadezas com o líder... e com você mesmo.

Portanto, se o "Sonho" te levar a fazer o que for contrário às escrituras (pecado), com certeza não é de Deus!

Agora vejam esse caso...

Eu recebi uma mensagem hoje mesmo (inclusive foi essa mensagem que me fez sentir no coração de escrever essa crônica), onde uma moça dizia:“Pastor Dani, uma irmã da igreja sonhou comigo, disse que o diabo queria me matar, que era pra eu vigiar e orar, isso é de Deus?”A mesma resposta que eu dei é..

Primeiro de tudo, nunca é um mal conselho ORAR E VIGIAR, ou vigiar e orar, porque isso é função de todos os que crêem!
Segundo, o diabo tá doido pra matar todo mundo! Ele quer destruir os filhos de Deus! Isso é pra todo mundo também. (João 10:10)
Então esse tipo de sonho, aquele que só confirma a palavra de Deus, pode não ter sido diretamente de Deus, pode ter sido sim subconsciente, mas não deixa de ser algo de Deus, pois foi 100% pautado no que a bíblia diz,entende?

Porém, aconteceu uma vez com uma irmã amada minha...
Uma vez, ela sonhou com o marido traindo ela e o sonho foi SUPER específico, quando ela acordou, chamou o marido e disse “Sonhei isso, isso, isso, você estava com uma moça assim, num lugar assim, e etc..” o cara caiu de joelhos em prantos. Ela havia descrito EXATAMENTE o ato de traição dele!

AGORA ATENÇÃO! Não é pra você entender que se alguém sonhar com traição é porque existe a traição! A Heli sonhou uma vez que eu trai ela e acordou com o olho cheio de água (Acho que porque ela acompanhou essa história que eu contei antes, foi uma pessoa próxima da gente) mas eu NUNCA em minha vida nem pensei em trair Heli, não só porque eu a amo, mas porque eu amo mais ainda a DEUS!

Então, o modo de discernir é CLAMAR A DEUS POR UMA CONFIRMAÇÃO, é não tomar nunca uma decisão baseada unicamente no sonho mas buscar em Deus uma clara confirmação! Você usa o sonho como um Norte, pra saber a direção do primeiro passo... por Exemplo, a Heli sonhou que eu trai ela, então a primeira coisa que ela fez foi conversar comigo, na hora que eu disse não, ela orou e ficou em paz o u seja, confirmou que o sonho não era de Deus...

Assim como essa pessoa próxima da gente sonhou que o marido traiu, foi lá e conversou com ele, ele admitiu, resolveram, ela perdoou e hoje pra glória de Deus, são um casal lindo e transformado!

NÃO AJA SEM BUSCAR CONFIRMAÇÃO DE DEUS!! CLAME A ELE QUE REVELE ,“MEU PAI AMADO, ISSO QUE EU SONHEI É VERDADE? OU ISSO É O CAMINHO A SEGUIR? FALA QUE TEU SERVO OUVE,OH MEU DEUS!”

Deus responde SIM as orações e responde SIM as confirmações...

Conclusão final:
1)Deus fala sim através de sonhos, não é uma regra mas pode sim falar..

2)Nem todo sonho é de Deus, a maioria é subconsciente nosso.

3)Só Deus poderá confirmar se é dele ou não, por isso antes de agir, CLAME A ELE QUE CONFIRME!

Espero que tenha ajudado!!!
Um abração do seu amigão Pastor Dani!

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).