AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 120.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

 

Culpa
 
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:1)
 
Leia com atenção esse pequeno conto...
 
Era uma vez um menino, o João...
João era muito alegre, muito festeiro, ele era muito querido por todos.
João morava com seu Pai, com sua Mãe, e sua irmã Maria.... Seu pai é um executivo, muito bravo, muito duro, mas ama muito sua família, e ama muito sua coleção de passarinhos raros!
Os filhos sabiam, que não podiam mexer nos animais, eram o tesouro do Pai... Mas João, é um ser humano... João erra... e um dia, brincando com um estilingue, João atira uma pedra e acerta bem na cabeça do passarinho preferido do seu Pai, um rouxinol único no mundo...
Que erro grave! Que coisa horrorosa João!!! João errou.
João, no seu desespero, apavorado em ter que contar ao Pai, pega o pássaro, e corre até o quintal e enterra o passarinho, achando que sua CULPA seria coberta.... Porém... Maria, a irmã de João, viu toda a cena.. E chegou perto do irmão que tinha acabado de cometer o ato, e diz..
“João... eu sei o que você fez....” O pavor nos olhos de João é terrível, Ele é culpado!! Ele sabe que errou! E existe uma acusadora!
“João, eu vou contar pro Pai..” “NÃO IRMÃ, NÃO CONTA POR FAVOR, FOI UM ACIDENTE!”
Então João fica ESCRAVO de Maria, Maria não mais lava as louças no seu dia de lavar, não mais arruma seu quarto, não faz mais nada.
“Maria, venha varrer a sala” grita a mãe.. “Joao, vai varrer” diz a irmã.. “Mas é seu dia!!!” diz o irmão.. “João..... o passarinho....” responde Ela... e lá se vai João ser escravo de sua culpa e do julgamento da irmã.
Acabou a paz de João, acabou o descanso de João... Além de culpado, ele não tinha a irmã para ajudar a aliviar a culpa, Mas para julga-lo e expor seu pecado, lá estava ela...
João não era mais alegre, João não era mais festeiro.. João era triste, João não era mais o mesmo... O pecado e a culpa e o julgamento da sua irmã, estavam corroendo a sua alegria.
Mas João errou!! João matou o passarinho preferido do Pai!!!! Ele é um pecador! Ele é um falho! Ele... Ele... Ele é igualzinho a todos nós!
João não aguentava mais, não tinha mais como, era demais pra Ele suportar!
E com lágrimas nos olhos, ele chega e abraça o Pai.... O Pai não entende direito e pergunta “Filho, que houve???” e João, rsrsrs, de um jeito muito “sutil” diz
“Papai, você ama mais eu ou seus passarinhos?”
“Claro que você João! Que pergunta é essa?”
“Papai, eu matei o rouxinol, fui eu!” então o Pai abraça o filho e pergunta.. “Filho, porque você não me contou antes, o Pai sempre está aqui para você... Um erro ou um pecado, não conseguem diminuir o amor que eu tenho por você..”
João voltou a ser feliz, voltou a ser alegre, João voltou a ter paz! Porque tinha mais do que certeza de que era amado por seu pai!
 
VOCÊ NÃO TEM QUE CARREGAR CULPA PELO QUE FEZ !Quem acusa, quem te cobra, quem te condena é SATANÁS!
Jesus veio exatamente para isso! Para levar sobre si mesmo as nossas transgressões e os nosso pecados! ...
Ele é a esponja que absorveu toda minha sujeira, Ele foi esmagado por Deus, quando quem deveria ter sido Era EU... 

Ora... se Jesus levou a culpa e a condenação do que eu fiz, faço e ainda farei, PORQUE O SENTIMENTO DE CULPA??? 
Troque o sentimento de culpa, pelo de gratidão a Jesus, porque Ele é maravilhoso! Fez tudo isso por amor! Não porque você merece... 

Ele fez isso porque é AMOR, e não pode negar a si mesmo...
 Jesus tomou a culpa que era minha e eu encontrei a salvação que sempre foi sua
Jesus tomou a condenação que era minha e eu encontrei a aprovação que sempre foi sua
Jesus levou o erro que foi meu e eu levei o perdão que sempre foi seu
Jesus se tornou o que eu era, pra eu me tornar o que Ele é.
 
Meu arrependimento, mediante convencimento do Espírito Santo, é o gatilho que aciona o Perdão, e o fim da culpa!

João aprontou? Sim
João era culpado? Sim
João era digno de castigo? Sim
Mas Deus sabe, sabe que o ser humano é falho e caído quando não está debaixo do amor do Pai... 
 
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.”
(Romanos 7:18-20)
 O pecado, aos filhos de Deus, é uma queda, e não um modo de vida.
Se for um modo de vida, necessário é nascer de novo!  

Como diferenciar? Simples... eu amo esse exemplo e já dei em vários vídeos...
Pegue um porquinho como sendo o ímpio e uma ovelha como sendo o filho de Deus.. coloca uma poça de lama (pecado) na frente deles... o porco voluntariamente continua se revolvendo na lama... a ovelha não, se por um acaso ela cair, vai ficar desesperada pra sair de lá! Assim é a diferença do que crê e do que não crê!
 
 Vamos devagar então...
Você pecou? Humm que porcaria hein... Mas Deus não foi pego de surpresa, ELE JÁ SABIA que você faria isso, e mesmo assim Ele não hesitou em te chamar naquele dia em que você o aceitou... pode fazer dias, meses, ou até anos... não importa, naquele dia que Ele te chamou, Ele já sabia que você cometeria cada um dos pecados que cometeu depois de o aceita-lo como salvador, E MESMO ASSIM, Ele não reteve a mão na hora de te derramar o Espírito Santo... Olha isso! Que amor é esse?

Mas o que define sua fé, é sua reação APÓS o pecado.... O que fazer?
Primeiro -> Confesse a Deus seus pecados, em primeiro lugar, não esconda o passarinho na terra, confesse ao seu Pai! Por meio da oração “PAI EU PEQUEI! ME AJUDA EM NOME DE JESUS!”
 
Não precisa carregar esse peso do que você fez algum dia, por mais medonho que tenha sido.. Muita gente fica se martirizando, se lamentando, dizendo “Ai.. não tem jeito pra mim... ai isso, ai aquilo..” PARA DE SE SACRIFICAR! Isso é chato pra Deus! Se Ele diz que o sangue de Jesus te purifica de todo pecado, então é TODO PECADO! (Se você pensou, mas Dani, e a blasfêmia contra o Espírito? Vai no youtube e coloca Daniel Saad Blasfêmia Espírito Santo, e você tirará sua duvida!)

 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17)
 
Veja bem, Ele JAMAIS rejeita um coração sincero e quebrantado, jamais!
 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5)
 Detalhe que o texto diz no passado... ELE LEVOU... muito antes de você nascer, seus pecados já foram perdoados por Cristo, não só os nossos, mas o do mundo (leia 2 cor 5) o problema é que enquanto a pessoa não crê, não toma posse da própria herança... pra isso existe a igreja! Pra avisar isso pro pecador!
 
Se mesmo assim, ainda não se sentir em Paz, escolha um irmão, QUE AME A JESUS E TE AME MUITO, em primeiro lugar, e confiável, em segundo (para não espalhar seu erro) e confesse pra ele, orem juntos, se alegrem juntos... (Tiago 5:16) Confessem uns aos outros para que sejam SARADOS.
 
Veja bem, confessar com uma pessoa de Deus e de confiança, NÃO É PRA PERDOAR VOCÊ, só Deus tem esse poder, mas é pra aliviar o peso, pra curar!
Outra coisa... Se você não era cristão ainda quando errou... mais fácil ainda..
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
(Atos dos Apóstolos 17:30)
 
E mais... Se você é um cristão que errou...
se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.(1 João 2:1-2)
Sempre há uma saída...
Não estou falando das consequências humanas, ou do mundo.. elas virão mesmo..  Deus ainda é misericordioso de muitas vezes resolve-las também, mas a mais importante, é ter paz de novo para com Deus.Por exemplo, se vc cometer um crime (exemplo só) você pagará na cadeia! Porem espiritualmente você está perdoado!
 
O que importa é que Deus nos julgue limpos...
Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor. Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. (1 Coríntios 4:3-5)
 
Confesse a quem deva confessar, peça perdão a quem deva pedir, zere a sua conta, Se vão perdoar, se vão entender, se vão aceitar, se vão acreditar no seu arrependimento, não é problema seu, aí é deles com Jesus...
Logo, se estou em Paz com Deus....Pouco me importa o julgamento alheio.... como a irmã de João...
 
Essa irmã está fazendo o papel de Satanás e o nome Satanás significa acusador.O papel de um irmão de verdade é abraçar e estar junto!
Não estou dizendo ser conivente ou concordar com o erro, JAMAIS, devemos sim alertar o irmão que está em pecado mas estender a mão! Nâo faz sentido julgar um ao outro, pois o pecado de um só é diferente do outro.

Noé...
Noé ficou bêbado e dormiu pelado, em público, pela embriaguez.
Errou? SIM ! falhou? MUITO! eee Noé pinguço!
 Noé tinha 3 filhos... Sem, Cam e Jafé.
Cam, viu o Pai pelado, e a bíblia diz que Cam “viu a nudez” de seu pai e foi contar aos seus irmãos.Os irmãos vão mais do que depressa e sem olhar ao pai, cobrem-no com uma capa.
Noé quando acorda e fica sabendo do que Cam fez, amaldiçoou-o, enquanto Sem e Jafé foram abençoados.
*Alguns estudiosos, dizem que “viu a nudez” significa que Cam abusou de seu pai... o que explica a ira de Noé, ao ponto de amaldiçoar o filho... a bíblia não é clara sobre o assunto.
 
Qual é o seu papel quando um irmão erra?
você é Cam, que vai, descobre o erro do irmão e faz todo mundo ficar sabendo disso...
Ou você é Sem e Jafé, que cuidam, que amam, que cobre, que ajudam?
 Mas por favor,para de ser tonto e tonta e dar ouvidos ao diabo.A palavra é mais do que clara que DEUS ESQUECE voluntariamente o que você fez quando você se arrepende e confessa... 

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” (Isaías 43:25)
 
Então,biblicamente falando, VIDA NOVA, levanta e anda,não para não!  
 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)
 
AS COISAS VELHAS SE PASSARAM, TUDO FOI FEITO NOVO! POR JESUS, POR SEU AMOR!!
SE VOCÊ NÃO DESCANSAR NISSO, E CONTINUAR SE CULPANDO, VOCE ESTÁ NEGANDO A EFICÁCIA DA CRUZ!
CREIA, DESCANSE SEJA FELIZ, ADEUS AOS PASSARINHOS ENTERRADOS!

Que o Senhor Deus, todo poderoso e amado, te derrame agora o sentimento de perdão e refrigério, que em nome de Jesus você não ande mais em caminhos tortos, antes, ande em santidade, pra agradar o seu Pai que te ama muito!!!!!!
 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).