AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 120.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

  Quero ir mais fundo...

“Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11:33)

Gente linda que eu amo de verdade, A Paz!

Esse domingo agora, estava eu sentadinho na igreja, lá em São Bernardo, antes de pregar, e acontecia a ministração do louvor e eles começaram a tocar o louvor, conhecido, da menina Gabriela Rocha.O louvor se chama “lugar secreto”.

Em determinado momento do refrão, a letra do louvor diz assim:
“Quero ir mais fundo
Leva-me mais perto
Onde eu Te encontro
No lugar secreto
Aos Teus pés, me rendo
Pois a Tua glória quero ver”

Leu cantando né sua capivara de Jesus? hahahahaha

E enquanto o grupo do louvor continuava a ministração, eu me peguei meditando nesse “clamor” ou “pedido” a Deus de “Papai, leva-me mais fundo.”
E durante o dia de hoje INTEIRO eu meditei nessa palavra e decidi escrever agora a noite, essa cronica pra voces.

“Leva-me mais fundo...”.... É uma oração super linda e sincera, mas falta metade dela.É um pedido que por si só não terá frutos, ele é o começo de um processo.
Sim, pedir pra Deus “Leva-me mais fundo” é só o início do processo... vou explicar!
Antes de começar a descrever minha análise, preciso que vocês se familiarizem com 2 termos teológicos muito usados no meio da teologia e dos exegetas bíblicos, que se chamam “Monergismo” e “Sinergismo”, pois irei usá-los no texto.
Como eu sou um leigo e não sei escrever bonito kkkk, vou pegar a descrição dos termos que se encontra no site gotquestions e depois explico do jeito Dani de escrever rsrsrsrs

“Este tópico tem sido debatido na Igreja durante séculos. Não é exagero dizer que este debate diz respeito ao coração do próprio evangelho. Primeiro, vamos definir os dois termos. Quando falamos sobre Monergismo x Sinergismo, teologicamente falando, estamos falando de quem realiza a nossa salvação. O Monergismo, que vem de uma palavra composta grega que significa “trabalhar sozinho”, é a visão de que só Deus realiza a nossa salvação. Este ponto de vista é defendido principalmente pelas tradições calvinistas e reformadas e está intimamente ligado ao que é conhecido como as “doutrinas da graça”. O Sinergismo, que também vem de uma palavra composta grega que significa “trabalhar juntos”, é a visão de que Deus trabalha conosco na realização da salvação. Enquanto o Monergismo é intimamente associado com João Calvino, o Sinergismo é associado com Jacó Armínio, e suas visões têm grandemente influenciado a moderna paisagem evangélica. Calvino e Armínio não são os criadores destes pontos de vista, mas são os defensores mais conhecidos do Calvinismo e Arminianismo.” (site gotquesions.org).

A intenção nao é entrar muito em detalhes nos termos em si, mas nas idéias que eles trazem.O monergismo quer dizer a respeito DO QUE DEUS FAZ POR NÓS, SEM NOSSA PARTICIPAÇÃO e o sinergismo é o que DEUS FAZ EM CONJUNTO COM A GENTE.

Um parte de Deus só, o outro parte da gente com Ele.
E analisando minuciosamente, eu vi que OS DOIS estão certos.,é como uma paralela que leva ao mesmo lugar, como dois lados do trilho do trem que andam no mesmo sentido.

Vejam esse texto:

“E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” (Romanos 8:30)
Analisem comigo os pontos MONÉRGICOS (ou seja, que partem de Deus) contidos nesse versículo (Tá meio teológico hoje né? KKK)

 

1) Aos que predestinou,
2) Aos que chamou,
3) Aos que justificou,
4) A estes glorificou
São 4 ações de Deus para com a gente, parte DELE e vem pra nós.São ações que NENHUM homem tem controle sobre, são atitudes totalmente soberanas de Deus.
Explico...

1) AOS QUE PREDESTINOU.
TODO aquele que crê é predestinado... Ou seja, foi destinado para a salvação em CRISTO Jesus.
OBS: Eu Dani, particularmente, não entendo a predestinação como um calvinista crê, eu não creio que DEUS escolhe de antemão os que serão salvos e os que serão condenados, não creio assim.. eu creio que Deus predestinou JESUS para ser o salvador de toda a humanidade, e todo aquele que crê em Jesus se torna um com Ele, portanto um predestinado EM Cristo Jesus, pois o texto de Efésios diz assim: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;Como também nos elegeu NELE antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1:3,4)

Vejam em destaque o NELE, eu Dani, portanto, creio que todo aquele que CRÊ em Jesus, é um predestinado, pois se torna um com Cristo, que é o escolhido de DEUS. Isso acontece antes de crermos, mas não é por uma decisão ditatorial de Deus (eu não creio assim) mas sim porque Deus já conhece todo o presente passado e futuro como uma coisa só, pra Ele não tem antes e depois, pra nós que tem. Nao quero entrar muito em detalhes, pois não tenho nenhum problema com quem crê como um calvinista, pois o essencial, que é a salvação em Cristo Jesus, nos une.
Mas em suma, a predestinação é algo ANTES DE EU NASCER.

2) AOS QUE CHAMOU
Aqui é o ato de pela primeira vez, o Espírito Santo chegar em nossas vidas através da pregação do Evangelho e nos CHAMAR para o reino de Jesus.

Vejam bem...TODOS NÓS só cremos, porque de alguma forma a pregação chegou em nossas vidas. Seja por um vídeo de um pastor gordinho de Taubaté, seja pela pregação de uma tia da assembléia, seja por um culto tradicional da Batista, seja por um panfleto entregue, por um programa de rádio... enfim, de algum modo a palavra CHEGOU até você. A biblia diz “Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.” (Romanos 3:10,11)
Isso mostra que NINGUEM tem a capacidade de, por si só, acordar e dizer “NOSSA! EU CREIO QUE DEUS ENVIOU SEU FILHO”,IMPOSSÍVEL, isso não parte de nenhum ser humano, é necessário que através da pregação do evangelho, o Espírito nos CHAME.(Digo o Espírito, pois a palavra humana até comove, mas é só o Espírito que convence,duas pessoas podem ouvir a mesma pregação e uma só crer, porque isso? Porque é o ESPÍRITO quem convence, esse convencimento é o CHAMADO ao reino de Deus.) Portanto, a predestinação é algo ANTES de eu nascer, já o chamado é DEPOIS de eu nascer. e ambos partem 100% de DEUS, não temos participação nisso, logo é uma ação MONÉRGICA DE DEUS..

3) AOS QUE JUSTIFICOU.
Justificação é o ato de ser tornado JUSTO diante de Deus, isso acontece no exato momento em que você VERDADEIRAMENTE crê e “entrega sua vida” pra Jesus, nascendo de novo, sendo perdoado dos pecados, tornado FILHO de Deus e tendo o nome escrito no livro da vida.Isso acontece com TODOS os que crêem, do mesmo modo, TODOS são do mesmo modo perdoados e justificados na cruz.É algo automático e instantâneo e digo mais, pra mim esse é o verdadeiro BATISMO no Espírito Santo.
E explico mais! -> “...ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.” (1 Coríntios 12:3)

Nenhum ser humano pode dizer SINCERAMENTE “Jesus é o Senhor” se não teve o coração transformado pelo novo nascimento... Uma pessoa que não foi JUSTIFICADA não pode dizer com entendimento e verdade, a expressão “Jesus é o Senhor”.Isso só acontece pra quem REALMENTE se tornou UM com Jesus.ESSE É O VERDADEIRO BATISMO.(O batismo nas águas é uma comprovação pública de que você creu nesse batismo que direi abaixo)
“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.” (Romanos 6:3-7)

GENTE, isso é lindo!! Quando eu me torno UM com Jesus (isso é o batismo) eu morro com Ele na cruz, o que paga meus pecados, mas quando Jesus ressuscita, eu ressuscito também, ISSO É O QUE ME TORNA JUSTO! Se você crê nisso, DEVE se batizar.E se você creu nisso, é porque VERDADEIRAMENTE o Espírito Santo é um contigo (Orar em linguas é uma das possíveis manifestações desse batismo, sendo a maior delas, como dito antes, confessar de todo coração que JESUS é o Senhor.)

Portanto, a predestinação é ANTES de eu nascer, o chamado é APÓS eu nascer e a justificação é DEPOIS de eu ser chamado e crer,(porque tem gente que pode ser chamada e não crer, ou seja, REJEITAR a palavra de Deus).
Isso me leva ao último ponto...

4) A ESTES GLORIFICOU

Glorificação, é o ato mais sublime de nossa vida terrena, pois é o momento em que nós seremos transformados em seres celestiais, o nosso corpo será transformado e estaremos LIVRES da presença do pecado! Isso acontecerá no momento da ressurreição dos mortos.

Paulo escreve que essa transformação ocorrerá “num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta” (1 Coríntios 15:12-58; cf. 2 Coríntios 5:1-5; Filipenses 3:20-21).
Escrevendo aos cristãos de Tessalônica, Paulo ensina que a alma dos crentes que já morreram está com Cristo, enquanto seus corpos estão na sepultura. Mas Deus não deixará seus corpos mortos definitivamente. Quando Cristo voltar, Ele trará consigo aqueles que nele descansam (1 Tessalonicenses 4:14). Por isso seus corpos serão ressuscitados para serem unidos às suas respectivas almas (1 Tessalonicenses 4:16).

(Aqui existem algumas divergências no entendimento, eu coloquei o que eu creio e as bases bíblicas, não vou dar todos os lados e pensamentos pra não ficar mais longo ainda o texto).

Esse momento da glorificação, será o momento em que nossa carne será transformada em corpo glorioso, o corpo perfeito, apto pra ver a DEUS! UAU!

Então veja que interessante, o texto de romanos 8:29 a 30, aborda 4 pontos MONÉRGICOS são pontos que DEUS faz por nós 100% obra dele.
Ele me predestina antes de eu nascer, ele me chama antes de eu crer, ele me justifica no momento que eu creio e ele me glorificará no último dia.

MAS TÁ FALTANDO UMA COISA AI
O texto não fala do que acontece ENTRE a justificação e a glorificação, entre o dia que eu CREIO e o dia que eu SOU GLORIFICADO.
Esse meio termo, é chamado na biblia de SANTIFICAÇÃO, o ato de cada dia mais eu me parecer mais com Jesus!

Hahahah gente.. no dia em que cremos pela primeira vez, somos absolutamente IGNORANTES a respeito da palavra e da doutrina,somos “crus”, sementinhas recém plantadas, carentes de tudo o que se diz respeito ao conhecimento de Deus, de sua pessoa, caráter, mandamentos, promessas, exortações e etc..

Deus passa a ser o grande mistério a ser desvendado, cada dia que se passa eu o conheço mais, cada dia que se passa eu sou menos parecido com quem eu era e mais com quem Jesus e isso é santificação, o ato de se santificar. Isso acontece desde o primeiro dia que eu cri e fui justificado, até o momento em que eu for glorificado!
Mas porque é que Jesus NÃO usou Paulo pra dizer sobre santificação no texto de Romanos 8? Porque pulou da justificação para a glorificação?
PORQUE MEUS AMADOS SANTIFICAÇÃO NÃO É UM ATO MONÉRGICO!O texto de romanos 8 mostra o que DEUS faz por nós, é só a parte DELE a santificação, é consequencia de um INTERESSE PESSOAL O ALELUIA!
E isso é um ato SINÉRGICO, é Deus comigo!!!!
Enquanto Deus te predestina, te chama, te justifica e te glorifica, A SANTIFICAÇÃO DEPENDE DO SEU INTERESSE!

Todo aquele que crê, é predestinado do mesmo jeito, é chamado do mesmo jeito, é justificado do mesmo jeito e será glorificado do mesmo jeito, porque quando Deus faz, Ele é perfeito..
MAS A SANTIFICAÇÃO depende do tanto que vc se importa! Se eu buscar mais a Deus do que voc~E, mesmo nós tendo sido predestinados, chamados, justificados e glorificados do mesmo modo, EU SEREI MAIS INTIMO DE DEUS QUE VOCÊ.

Porque a santificação é uma questão do tanto de tempo (de qualidade) que eu passo com Deus!!! “... operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:12,13)
Deus abençoe!

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).