AS CRÔNICAS DE DANIEL SAAD
Inauguramos este quadro na certeza que este jovem,casado com Heli Suassun, morador em Taubaté tendo aproximadamente 120.000 seguidores por suas crônicas e que gentilmente aceitou nosso convite, irá contribuir na edificação da tua vida.

 

  Seja o alerta!

“Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mateus 7:1).
 
Julgamento do Atalaia                                                                                                                             
“Não julguem para vocês não serem julgados”, disse Jesus. E é um texto MUITO utilizado pela turma do politicamente correto, tentando se livrar de seus erros.Você não pode dizer que algo é errado que já ouve um “Ain... não julgueis!!”. Interessante que se você parar pra analisar, 99% dos que dizem “não julgueis” em outras palavras estão dizendo: “Ei, me deixa pecar e não me perturbe”.
 
Mas nós que somos da verdade, queremos saber a verdade,então o que quer dizer essa expressão?
Que julgar agora é proibido? Que os juízes devem considerar inocente todo bandido? Já que é proibido julgar... ou que no próximo jogo de futebol não terá mais um homem de preto correndo e apitando  no gramado?
Já que é proibido julgar, eu vou ver um irmão amado aprontando, uma menina amada piriguetando e vou deixar pra lá? Já que eu não posso julgar, eu vou ficar calado vendo o pecado do outro? CLARO QUE NÃO!!!
 Mas na verdade, o que o texto está dizendo (Jesus no caso, se continuarmos a ler, o verso 2,3,4,5 etc) é o seguinte: “Voce aí, seu hipócrita, critica isso e aquilo do seu irmão, mas faz pior!
 
Primeiro se trata comigo, e então vai ter autoridade de julgar o irmão” ELE ESTÁ CONDENANDO O JULGAMENTO HIPÓCRITA, e NÃO a exortação em amor! Tanto que ele diz  “Não julgueis, para que não sejais julgados” Jesus não diz “Não julgueis porque é errado” não!Ele diz não julgueis (caso esteja em pecado) para que não sejas julgado.É ISSO QUE JESUS DIZ!

Você poderia argumentar dizendo “Mas Pastor Dani, TODO MUNDO PECA” É verdade fofo de Jesus, todo mundo peca, a bíblia diz isso em 1 João 1:8 porém veja bem, é gritante a diferença entre “pecar” e “viver em pecado”,um é tropeço, o outro é viver caído! O cristão de verdade que tropeça, na hora se arrepende e levanta e volta a andar, já o que está esfriando na fé, cai e fica caído, inventando mil desculpas, culpando Deus e o mundo, e fica preso nos vícios e pecados.
Outra questão que deve ser entendida, é que JAMAIS podemos julgar alguém no sentido de CONDENAR.. do tipo “Fulano vai pro inferno, fulana foi pro inferno”, gente,nem tente tomar o lugar que é de Deus porque só ELE é o juiz. e te digo uma coisa, o céu vai surpreender você e Muito Terá muita gente que você nunca imaginou estar lá, e muita gente que você tinha certeza, não estará lá. 

Bom...entendendo então que o proibido não é o julgar, e sim o julgamento hipócrita ou o julgamento de condenação,fica a dúvida...
Então quando devo julgar um irmão?
Pra entender de fato,  precisamos entender que JULGAR pode vir a ter 3 sentidos...
 
PRIMEIRO- O julgar de forma a condenar! Como já foi dito antes,
Esse é problema de Deus! Não seu.
 
SEGUNDO- Como também já foi dito, o julgamento hipócrita, você cobra da pessoa algo que você não faz, o faça o que eu digo, mas não o que eu faço!

TERCEIRO- Julgar que alguma atitude cometida por outrem é errada.
Isso seria o exortar em amor.ESSE É ACONSELHADÍSSIMO !

Entenda bem...Exortar, é o puxão de orelha com amor, visando a melhoria do amado amigo, e não sua destruição.
Mas para que eu primeiro exorte alguém, avise do erro, eu preciso primeiro JULGAR que aquela atitude está errada! 

O julgamento que a bíblia aconselha é esse “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7:24)

A intenção desse tipo de julgamento, NÃO É CONDENATÓRIA! É um aviso, é do tipo IRMÃO, OLHA O QUE VOCÊ TA FAZENDO MEU QUERIDO! ESCAPA-TE POR TUA VIDA!

Esse tipo de julgamento é MUITO necessário! É cuidado de um irmão para com o outro...
“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hebreus 3:13)
 
Como faço isso?
Bom,primeiro devemos ter o olhar de Jesus em todas as situações.
O Olhar de Jesus é diferente de todos os homens, porque os homens são altamente egoístas, eles exigem dos outros uma misericórdia para com eles mesmos,  que eles mesmos não tem desses outros.Por exemplo, quando eu estou errado, eu quero que todo mundo tenha dó de mim e me perdoe, mas quando eu vejo alguém em pecado, eu na hora desejo a destruição e condenação,Affe! Quando o outro faz, MATA ELE.Quando eu que faço, MISERICÓRDIA DE MIM.Hipocrisia de uma figa!
 
Um exemplo do olhar de Jesus está na história dele com a tal mulher adúltera.
 Em João 8, conta de um momento em que Jesus estava escrevendo na areia com um pedacinho de madeira, e lhe trouxeram uma mulher pega em adultério.. A pena era a morte por apedrejamento.(Lei de Moisés)
Trouxeram a Ele a mulher, e disseram “Foi pega pecando, vamos matar” e Jesus calmamente diz “Ok, aquele que nunca pecou, então atire a primeira pedra”.
Todos foram embora desde os mais velhos (sábios) até os mais novos e Jesus virando pra ela diz “Não te condeno,vá e não peques mais”
Isso é misericórdia.

Veja quando Jesus diz “não peques mais” Ele não passou a mão na cabeça dela, Ele EXORTOU com amor.”Olha o que você fez foi errado, você está perdoada, mas se fizer de novo, você pode vir a ser castigada, Então vigie!”
 O problema é quando isso começa a ser um prazer pra você.O ato de julgar os outros te faz se sentir menos pecador, e logo, a soberba toma conta do seu coração!
 
E é aí que você começa a julgar os outros até como forma de terapia. Você sempre vai se sentir bem se encontrar alguém pior. Sabe como é, “eu bebo, mas não roubo”, ou “eu roubo, mas não mato”, e por aí vai. Acaba caindo no texto do início, o julgamento com hipocrisia.
Como o mundo é uma grande feira de vaidade e maldade, o que não falta é gente pior do que você para se comparar.
 
VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE FICAR PUXANDO A ORELHA DE SEUS IRMÃOS SÓ PARA SATISFAÇÃO DO PRÓPRIO EGO ! Ou pior, pra que o seu próprio pecado não seja exposto.
 
Mas aí que entra um segredo.Já que você ama se comparar com o irmão,o que acontece se você se comparar com Deus? O que acontece se você se comparar a Jesus? Vai ser péssimo para o seu ego, pois estará diante da perfeição e do homem perfeito. E é essa comparação que devemos sempre fazer.Quando você se achar bom, olhe pra Jesus e se compare a
Ele, você vai ver que não está tão bom assim, isso não é pra te desanimar, mas pra INCENTIVAR, a cada dia buscar ser mais parecido com Jesus.
 
É por isso que Deus deixa muito claro na Bíblia que todas as pessoas são pecadoras, todas estão muito longe do padrão. Isso inclui eu e você.
É por isso que Jesus nos ensina a ter os seus olhos na hora de julgar o irmão, para analisar a situação, deixar de fora qualquer pré-conceito nosso, e usar a reta doutrina (BÍBLIA !) para alertar o irmão do caminho, torto que ele andava...
 
Ao que julga, AMOR ao julgado, HUMILDADE,o primeiro pra obedecer a vontade de Deus, e o segundo pra aprender e crescer com ela.
 
A INTENÇÃO DE JESUS TER INSTITUÍDO O JULGAMENTO DE UM IRMÃO PARA COM O OUTRO, TEM UMA ÚNICA FUNÇÃO - CUIDADO de um para com o outro.

 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5:19-20)
E é ai que entra o texto de Ezequiel 33 falando do ATALAIA....Depois de entendermos qual é a postura do julgamento cristão (Em amor, sem satisfação própria e com os olhos de Jesus).vou contar o que é o atalaia.
 
Existia em Israel muito antigamente, uma posição no exército, chamado Soldado Atalaia (não, não é a castanha da índia kkkkkkkkkkkkkk)
 
Esse soldado tinha UMA função no exército.TOCAR A TROMBETA QUANDO O INIMIGO APARECESSE 
 
A missão dada à esse soldado, era uma só,avistando o exército inimigo, ele iria rapidamente tocar a trombeta e alertar os irmãos da chegada dele.
 
Hoje essa é EXATAMENTE A SUA FUNÇÃO.

Você vai julgar as atitudes, palavras, comportamentos etc, do seu irmão, A FIM DE AVISÁ-LO: QUERIDO,O INIMIGO TÁ CHEGANDO,PARE COM O QUE ESTÁ FAZENDO!
 
O povo ao ouvir a trombeta tinha 4 resultados possíveis:
 
1) A trombeta foi tocada, mas o povo não deu ouvidos (No caso o irmão rejeitou sua exortação) Nesse caso, se o inimigo chegar e destruir, o atalaia NÃO TEM A MENOR CULPA,o irmão/povo foi avisado.VOCÊ NÃO É CULPADO,você avisou e a pessoa que ignorou.

2) Ouvir a trombeta tocar, dar ouvidos mas ser vencido pelo inimigo.(Ou o irmão ouvir sua exortação, disse que ia acertar e mesmo assim permanecer no pecado)
Nesse caso, o atalaia não tem também nenhuma culpa. porque ele também avisou.

3) O Atalaia avisa e o inimigo é vencido (O irmão exorta, e o pecado é vencido). Nesse caso Deus é glorificado e um irmão é ganho!
Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; (Mateus 18:15).

4) O último caso é o pior,é o do Atalaia NÃO AVISAR! No seu caso, é você vendo seu irmão errando e você NÃO FALA, seja por medo, vergonha ou receio do politicamente correto.ISSO É OMISSÃO!
 
O QUE A BÍBLIA FALA DISSO?
Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. (Ezequiel 33:6)
 
TEMOS QUE TER ESSE JULGAMENTO DO ATALAIA,DE VER O MAL CHEGANDO NA VIDA DO QUERIDO AMIGO, E CORRER TOCAR A TROMBETA NA ORELHA DELE!ESSE JULGAMENTO JESUS AMA.

Mas veja bem, não é você ser chato, agressivo, briguento ou coisa do tipo,você chega com amor e avisa, se a pessoa começar a querer brigar ou coisa do tipo, saia fora, você fez sua parte, não é problema seu (mas continue a orar sempre!).
 
PORQUE TUDO ISSO?
Porque ISSO É IGREJA, um cuida do outro, família!
 SEM JULGAMENTO DE CONDENAÇÃO, MAS COM EXORTAÇÕES EM AMOR!
Os dias são maus,o mundo está nojento,precisamos cada vez mais da igreja, o corpo de Jesus, laços,você precisa criar mais laços.
 
Na selva, os carneiros selvagens sobrevivem contra os lobos, fazendo a tática da igreja, quando o inimigo chega, os mais fortes fazem um círculo ao redor dos mais fracos, impedindo que o lobo avance sobre eles.
Quando o mais forte se cansa, um descansado assume o lugar e o que cuidava, começa a ser cuidado.
Assim que tem que ser.
 
Que o Senhor nos ensine a saber julgar com os olhos e coração de Jesus!! 
 
Pastor Daniel Saad ________________
“O SENHOR te abençoe e te guarde,  o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” (Numeros 6:24-26).

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).