cantinho da verdade!!!

Pr. Derci Borges – Igreja Evangélica Pentecostal Cruzada Universal.


“JESUS CRISTO INTERCEDE POR NÓS SEUS ESCOLHIDOS”
(satanás usa da legalidade de nossos atos pra nos atacar)E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. Lucas 22:24

Os discípulos tinham acabado de ter um momento de comunhão com o Mestre, onde Ele falou que estava prestes a morrer, mas eles, tudo indica, não entenderam nada, pois discutiam qual deles seria o maior.
Isto foi um prato cheio para satanás, ele que pouco antes havia possuído o coração de Judas, para trair o Mestre, vê a oportunidade nesta cena de enfraquecer mais a obra Redentora de Cristo, e então pede para cirandar a Pedro. Sim, o mesmo Simão chamado de Bem-aventurado por Jesus, após este ter recebido de Deus a revelação que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus vivo, aquele mesmo que Jesus chamou de rocha, dizendo que lhe daria as chaves do reino dos céus.

Mas também era o mesmo Pedro que tentará interferir na missão do Filho de Deus ao reprová-lo, ao ponto de ser chamado de satanás e pedra de tropeço, por Cristo.
Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Lc 22:31. Sabemos que Jesus permitiu que Pedro fosse peneirado, não sem antes interceder por ele. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; Lc 22:32a.

Primeira pergunta: Isto era necessário? Sim, tanto Pedro, como também os outros discípulos teriam que passar pelo processo da peneira de satanás para que em definitivo, se quebrasse deles o orgulho e ao mesmo tempo reconhecessem a sua dependência na providência Divina.

Segunda pergunta: Eles tinham motivos de serem orgulhosos? Visto pelo lado humano, sim, pois Cristo havia prometido a eles um reino onde eles comeriam, beberiam e julgariam as doze tribos de Israel, com isso eles achavam terem seus futuros totalmente garantidos, pois o Senhor em pessoa tinha dito que iriam para o céu, tinham assentos a Sua mesa, usariam coroas, governariam e reinariam com Ele para sempre.

Uma garantia, uma segurança, para sustentar qualquer um pela vida toda, sem preocupação, sem medo. Sem esta preocupação, todos pensavam estar totalmente livres e com sua salvação garantida. Eles esqueceram que todos nós podemos um dia passar por tribulações, ou seja, ser peneirado como trigo, onde haverá a separação da moinha “as imperfeições do mundo” da boa semente “a Palavra de Deus”. Mais isso só é possível se estivermos na dependência de Cristo, e com sua intercessão por nós para que nossa fé não desfaleça.

A peneiração é um processo permitido por Deus, onde separa o que é mau e inútil, do bom e frutífero. Acho que a permissão do Senhor é em especial ao cristão super confiante e convencido em si mesmo, aquele que alardeia, sou mais eu, sou o que mais sei, eu tudo posso, embora isto muitas vezes seja dito em nome de Deus, supondo-se com maior privilégio.

Cristo sabe que este processo é tão doloroso e cruel, que não deixa que entremos nele sem sua promessa de orar e interceder por nós o tempo todo.
Verdadeiramente Pedro foi provado “peneirado”. Cristo o havia prevenido que por ele seria negado três vezes, naquela mesma noite, antes que o galo cantasse, e isto aconteceu. Três afirmações diretas a Pedro e três respostas contundentes: – Este também estava com ele. – “Mulher, não o conheço”; – Também tu és dos tais. – “Homem, não sou”; – Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é Galileu. – “Homem, não compreendo o que dizes”. Neste momento o galo cantou! Seria o fim para Pedro? Não, ao voltar-se viu o Senhor com os Seus olhos fixos nele, dizendo não esmoreça, Eu estou contigo, Eu te amo e te perdôo, você é importante para Mim, tenho a frente uma grande obra a ser feita e tu tens parte nela.

Existia outra promessa mais excelente para Pedro, pois Jesus tinha lhe dito “’E tu, quando te converteres fortalece teus irmãos – Lc 22:32b”.
Este é o exato motivo pelo qual Deus permite que sejamos peneirados.
II Coríntios 1:3,4 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Pedro nesse processo, foi equipado com uma mensagem poderosa para restaurar e consolar o povo de Deus: – “Eu já estive afundado no desespero e desesperança, até negá-lo eu neguei, mas o meu Senhor me ama e me tirou disso para trazer a consolação a vós, pois Ele vos ama também.

Nossa peneiração termina quando podemos dizer ao diabo: “O meu Salvador me ama sem restrições, em meio a todos os meus pecados e minhas falhas, tirou de mim a soberba e me colocou em sua dependência e amor. “Estou escondido Nele”.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).