MAGALI ARCE

Diretora Geral-www.diferenciado.com.br

Jornal O Diferenciado

CNPJ:30835.512/0001-39

 

 

Sobre o dia da nossa Pátria

 

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7.14

No dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil. Muitos de nós, brasileiros (as), estudamos sobre esta data na escola, cantamos o Hino da Independência, contemplamos imagens de D. Pedro sobre seu cavalo triunfante e, até mesmo, decoramos a fala da liberdade:”Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte!”. (D. Pedro I em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga).

 

Esse é um dos capítulos da história oficial que nos contaram, mas hoje sabemos que a história verdadeira não ocorreu bem assim. O fato é que, no dia 07 de setembro comemoramos o Dia da nossa Pátria! O nosso Brasil!

Quando pensamos em Brasil, temos orgulho desta terra imensa e linda! Belas paisagens, praias lindíssimas, terra boa de plantar e colher. É a nossa terra! Mas também, sentimos, como muitos brasileiros/as, vergonha e lamentamos a falta de caráter e de valores éticos e morais dos nossos políticos. A corrupção tomou e toma conta de quase tudo aqui! Reinam o medo e a insegurança diante da violência que nos assusta e nos mata. Sentimos desânimo e temos a impressão de que as coisas por aqui não vão melhorar.

Então, sinceramente, parece-nos estranho comemorar o dia da pátria, precisamos melhorar muito para poder estufar o peito e celebrar com orgulho o dia do nosso país, mas, na contramão, há algo que o povo brasileiro tem de sobra, a fé! A fé não nos deixa parar, leva-nos a gritar e a clamar um basta! A fé num tempo melhor nos empurra às urnas com desejo de mudança e nos leva a denunciar as injustiças.

Segundo versículo bíblico de Hebreus 11.1, “[...] a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver”. Hoje, diante do quadro desanimador que temos, pedimos a Deus que nos fortaleça para continuarmos a crer, confiar e, mais do que isso, que Ele nos impulsione a agir, em nosso dia, em nossa casa, bairro, cidade... onde estivermos para a construção de um Brasil melhor.




Minha terra
Minha terra tem cores, tem cantos,
Tem belezas e encantos.

Minha terra é gigante, é amada.
Terra boa e fértil, de riquezas recheada.

Chapadas, rios, florestas e mares,
Cânions, serras, esplendor em tantos lugares.

O coração bate mais forte,
Quando penso neste Brasil, de Sul a Norte.

Terra de gente boa, de um povo que sorri,
Apesar das lutas que tem por aqui.

Grande Brasil! Que em toda sua extensão,
Deus lhe segure em Sua poderosa mão.

E C S

 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).