MAGALI ARCE

Diretora Geral-www.diferenciado.com.br

Jornal O Diferenciado

CNPJ:11.590.230/0001-74

 

 

O CRISTÃO E A PÁTRIA

Como cristãos somos chamados a glorificar a Deus em nossa vida terrena, o que inclui uma participação efetiva nos destinos da Pátria.
No próximo mês teremos eleições para prefeito e vereadores. A propósito do Dia da Pátria e das eleições municipais é oportuno que reflitamos sobre os deveres e os direitos do cristão enquanto cidadão. A Bíblia é muito clara quando menciona as atitudes que o cristão deve cultivar diante de sua Pátria.

Existe na Bíblia um claro ensino que nos exorta a desenvolver um comportamento que contribua para a melhoria ética, moral, social, física, e, sobretudo espiritual da nossa sociedade. Quais são nossos deveres cristãos para com a nossa Pátria?

- Proclamando a justiça, denunciando e lutando contra a injustiça, se manifestando contra a aprovação de leis que atentem contra os bons costumes e a imoralidade, como a liberação indiscriminada do aborto, a vergonhosa campanha contra a disseminação da AIDS, com o slogan: "use camisinha"entre outras liberalidades, ferindo o principio FAMILIAR não aprovado por Deus.

Cidadania
A cidadania possui duas faces: obediência e protesto. Vejamos:

Obediência – Romanos 13.1-7 é o texto clássico para ensinar a obediência às autoridades. Elas são instituídas por Deus, devem punir o malfeitor e proteger o bom cidadão. No cumprimento de seus deveres podem contar com a contribuição financeira dos cidadãos por meio dos tributos. Entretanto, quando as autoridades deixam de punir o malfeitor, ou quando elas próprias assumem o papel de malfeitor, sua legitimidade deve ser questionada pelos meios legais. Chegamos, assim, à outra face da cidadania.

Protesto – Um belo exemplo bíblico de protesto cidadão pode ser encontrado em Atos 16.35-40. Paulo, nessa passagem, invoca seus direitos como cidadão romano e exige tratamento condizente com sua cidadania romana. Embora nós cristãos tenhamos uma pátria celestial (Fp 3.20), somos incentivados ao exercício de nossa cidadania terrena. Na verdade, na história dos diferentes países, direitos só foram conquistados graças à indignação manifestada em muitos protestos.

Oração

Karl Barth, teólogo reformado, dizia que “entrelaçar as mãos é o começo de uma revolução contra a desordem do mundo”. Não basta criticar, é preciso orar em favor do país e suas autoridades (1Tm 2.1-3), ainda que muitas vezes nossas orações sejam vazadas com o clamor do salmista: “... até quando, Senhor?”. A oração em favor da Nação repousa sobre o fundamento da soberania de Deus. Servimos Àquele perante o qual os reis (autoridades) haverão de comparecer e prestar contas (Ap 20.11-12).

Oração e cidadania são as vias de transformação de nossa Nação.



O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA QUE NOSSO COMPORTAMENTO COMO CIDADÃOS CRISTÃOS E BRASILEIROS SEJA AGRADÁVEL E APROVADO POR DEUS?
QUE DEUS NOS AJUDE A FIM DE QUE OS MILHÕES DE EVANGÉLICOS NO PAÍS SEJAM QUANTIDADE E QUALIDADE AO “LOUVÁVEL-VOTO CONSCIENTE”. 


 

Minha Pátria para Cristo!
- Eis a minha petição.
- Minha Pátria tão querida,
Eu te dei meu coração.

Lar prezado, lar formoso,
É por ti o meu amor.
Que o meu Deus de excelsa graça
Te dispense seu favor!


Salve Deus a minha Pátria,
Minha Pátria varonil!
Salve Deus a minha terra,
Esta terra do Brasil!

Quero, pois, com alegria,
Ver feliz a mãe gentil,
Por vencer o Evangelho
Nesta terra do Brasil.

Brava gente brasileira.
Longe vá temor servil;
Ou ficar a Pátria salva,
Ou morrer pelo Brasil.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).