PALAVRA DE EDITORA

 

 

MAGALI ARCE

Diretora Geral-www.diferenciado.com.br

Jornal O Diferenciado

CNPJ:11.590.230/0001-74

 

12 de outubro chegando e mais um "Dia das Crianças" a ser festejado mas...dias delas são todos os dias até deixarem de ser e impactada fiquei quando uma menina de 10 anos disse:Deus prova homens,mulheres, jovens e crianças.Ela perdeu seus pais e agora ela não tinha mais a mãe para conferir se o lençol a estava cobrindo, nem mais aquele beijo básico na despedida da escola ou se o agasalho estava na mochila. Circunstancias da vida em que ela confessa que só DEUS para suprir...

A maturidade espiritual dela me levou ao infantil comportamento de muitas mulheres com sua familia, que alí estão mas não são familia como projeto de Deus.

Ser criança em tempos difíceis...

Ninguém dá o que não tem...e como ser mãe em tempos difíceis?

Como dar carinho se sua vida interior (e às vezes exterior também) está um caos? Como ter paciência quando sua mente está borbulhando de problemas? Como criar filhos quando estamos fragilizadas, esgotadas e se sentindo solitárias?

Ninguém dá o que não tem.

Sei que é muito delicado falar sobre ser mãe em tempos difíceis, mas como não tratar desse assunto tão real em tantos efeitos.

Tantas exigências, muitas delas verdadeiras, outras inventadas por nós ou por quem nos rodeia, mas todas elas nos esgotam fisicamente e emocionalmente. Entramos num ciclo de ir além do nosso limite para oferecer o que nos pedem, sem nos dar tempo para recuperar o fôlego. Então achamos que podemos fazer ainda mais e novamente não nos damos tempo para o cuidado com o nosso interior. Depois de algum tempo nesse ciclo autodestrutivo chegamos ao nosso limite e estouramos com os outros ou ficamos doentes. É quando damos o grito com o filho sem algo tão sério que justifique aquele destempero ou temos a crise de choro. Cada uma sabe quando ultrapassou o seu limite. Quando finalmente percebemos que descuidamos de algo muito importante: nosso mundo interior, nosso jardim secreto, nosso "estoque" interno, o cuidado consigo mesma...e com nossos filhos.

Nessa hora é preciso parar, poder tratar nossas próprias feridas e isso só se faz sozinha, em silêncio, em oração refletindo sobre como suas escolhas estão repercutindo na sua vida e na vida da sua família.

Geralmente nessas horas percebemos que não damos conta de tudo, que é preciso reorganizar nossas prioridades, que é preciso tomar decisões para começar a respeitar você mesma e o tempo que precisa para o cuidado com seu interior, para carregar suas baterias, encher seu "estoque espiritual". Porque toda mudança começa dentro de nós e se espalha ao nosso redor como a pedrinha que cai no largo oceano borbulhando infinitos sons como de uma suave melodia.

Não podemos mudar ninguém mas podemos mudar a importância que cada pessoa ou compromissos tem em nossa vida. Podemos mudar a quantidade de energia que gastamos com funções que exercemos, para poder dar mais atenção e cuidado ao que é mais importante. Dar o melhor de nós para aqueles que dependem de nós para entender o plano de Deus sobre nós como FAMILIA e definir o que é prioridade na sua vida.

Como ser mãe em tempos difíceis? Cuidando do seu estado interior, fortalecendo sua coragem, resiliência, fé, confiança em dias melhores, porque eles virão!

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Sl 127:3"

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE! (Filipenses 4:13).

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).