REV. DERNI ESCOBAR, MENSAGEM DO ESPÍRITO.

 

MATEUS. 9:16-17

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo rompe a roupa e faz-se maior o rasgo. Nem se põe vinho novo em odres velhos do contrário, roupem-se os odres, derrama-se o vinho e os odres se estragam. Mas põem-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.

Todos sabem que odres eram recipientes feitos de couro de carneiro com objetivo de ser o tipo de um cantil para carregar água e também para guardar o vinho. Estes odres quando envelheciam passavam por um processo de renovação: 1º eram deixados demolho em água, (confissão de fé e batismo, ingresso no corpo de cristo). 2º eram untados com óleo para deixarem de ser ressecados e se tornarem flexíveis. (batismo no espírito santo e vida no espírito). Esse processo permitia que o odre renovado, restaurado fosse usado novamente principalmente para condicionar em si o vinho novo. O vinho novo significa a presença do espírito santo na vida do cristão que é simbolizado pelo odre novo ou renovado, isto significa que nós cristãos precisamos buscar a renovação para que o vinho novo (novidade de vida no espírito) possa ser condicionado nele.

Deus tem sempre um vinho novo para ser derramado, mas este vinho novo precisa ser derramado em odres novos, muitos cristãos oram pedindo a Deus renovação, restauração, mover do espírito, dons espirituais, manifestação dos frutos do Espírito em si, milagres, expressões gloriosas de Deus através deles e de suas congregações e não conseguem o que pedem, muitos fazem anos que oram e não alcançam o mover de Deus em si e na igreja. Porque será? Não será porque ainda não nasceram da água e do Espírito (João 3.5), e se nasceram da água, (batismo, confissão de fé, ingresso no corpo de Cristo), ainda não nasceram do Espírito (vida untada pelo óleo da palavra, vida pautada pela obediência a palavra).

Porque Jesus disse as palavras que vos tenho dito são Espírito e são vida, quem tem uma vida no Espírito é nascido do Espírito e para isso é preciso não somente conhecer, mas escolher obedecer as palavras que são Espírito e vida. Quem não tem uma vida no Espírito ainda não é um odre novo, não tem condição de receber o vinho novo do Espírito, não pode receber vinho novo, é um odre velho e ressecado! Se Deus derrama-se seu vinho novo neste odre velho estragaria, rebentaria este odre e o vinho novo seria jogado fora, que pena!

Deus realmente não faria uma coisa dessas. Então fica para todos nós cristãos esta meditação e esta lembrança: tem muita gente ai jogando oração fora, quebrando receber novidade de Deus, unção de Deus, poder de Deus,dons de Deus, fazer muitas coisas como para Deus em odres velhos, recipientes ressecados, com atitudes antigas, com práticas mundanas ainda ligados a velha vida, isso não é possível porque a novidade de Deus vem somente para cristãos renovados que tem uma vida no Espírito, que escolhem ficar com a palavra embora as ofertas, os assédios, as tentações sejam fortes e realmente balançam a carne, pois por terem um espírito renovado e o temor de Deus, resistem ao mundo e ao diabo permanecendo com aquilo que é mais importante, a salvação e o poder de Deus.

Um remendo de pano novo em uma roupa velha pode até tapar o buraco, mas vai chamar muito mais atenção do que um pequeno defeito ou rasgo em uma calça velha. Melhor é jogar a calça velha fora e comprar uma nova por mais barata que seja, vai chamar menos atenção e causar menos escândalo. Não adianta nós querermos maquiar a igreja, temos sim que renovar para receber a novidade de Deus.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).