DIZ_AÍ

Paula Barreto Brena

 

O encontro com a Palavra gera vida

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

A Bíblia não é um livro comum, mas de grandes ensinamentos deixados por Cristo e por meio de suas páginas, o homem se vê exposto à sua verdadeira condição diante de Deus. A palavra pode nos proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” ( II Tm 3,15-17).

A principal revelação na palavra é Cristo se revelando a nós. Por isso, quando lemos a Bíblia, devemos entrar em contato com o Pai, orando para que Ele nos dê revelação da palavra lida. O maior erro que homem comete é achar que basta apenas conhecer a palavra, a vida em Cristo não está em saber o que está na palavra mas em buscar conhecer a Deus através da palavra e uma vida intima com ele pois o simples fato de conhecer o que diz não me faz íntimo de Deus.

“Quem bebe desta água vai ter sede de novo. Mas aquele que beber a água que eu vou dar esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.” (Jo. 4, 13s) Precisamos entender o que Deus quer falar com cada um de nós em particular. As nossas leituras e orações têm por objetivo nos ajudar a ter um encontro pessoal com o Senhor da vida. Cada um na particularidade do seu ser pessoal, com as características humanas e inspiradas pelo Espírito.

Não podemos permitir que ler a Palavra de Deus que é viva e eficaz seja recebida por nós e não realize nenhuma mudança, nenhuma transformação, que sua leitura seja cada dia mais mecânica, carente de significado ou sentido para minha vida atual, porque isso significaria contradizer o que ela nos indica. No entanto, é todo um desafio afastar-nos do barulho, do ruído do mundo, para escutar o nosso Criador. Este é o convite que a Palavra de Deus nos faz, um momento em que Deus nos ama e nos deixamos amar por Ele.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).