DIZ AÍ...
Émerson Silva


                                                                                  

Viver a vida é viver em Plenitude

Todos nós procuramos sempre descobrir um sentido a vida, algo de melhor, ou até mesmo a onde podemos melhorar. Acredito que o verdadeiro sentido da vida é viver em plenitude, isto é, viver bem, com alegria, em paz, desfrutando do que a vida nos oferece com responsabilidade e consciência, cumprindo todos os requisitos que equilibram a vida e garantem a harmonia na convivência com sabedoria. Não podemos nos sobrecarregar com os dias, com preocupações desnecessárias, a fim de que não percamos a oportunidade de viver com alegria. Não cultive desafetos, recordando que a aversão por determinada criatura é, quase sempre, o resultado da aversão que lhe impuseste. Aprenda a desculpar infinitamente para que os seus erros, à frente dos outros, sejam esquecidos e perdoados.

Mas o que é exatamente viver em plenitude? Como manter a alegria de viver diante de tantos e complexos desafios sociais e individuais que nos atingem diariamente?
Viver em plenitude seria ter e adquirir coisas, desfrutar de vantagens e confortos que o dinheiro pode comprar e ocupar posições privilegiadas na vida? Não, absolutamente, a vida lhe oferece muito mais que isso.

Viver em plenitude é, antes de tudo, estar com a consciência em paz e compreender os altos significados da própria vida, tais como a permanente necessidade do auto aprimoramento intelecto-moral e a importância de lutar por uma consciência de paz interior. Ora, manter e viver com a consciência em paz conclama aos deveres perante si mesmo e perante o próximo.

Viver em plenitude é exatamente essa consciência de viver em paz, perante si mesmo e perante os que nos compartilham a vida. É sim desfrutar a vida mas com respeito às diferenças todas que nos caracterizam e com a noção plena de que todos precisamos muito uns dos outros e que toda atitude de indiferença, omissão ou discriminação pode gerar violências e comprometer a harmonia que tanto necessitamos.

A alegria de viver é atitude de respeito à vida, de confiança nos poderes maiores que nos dirigem o caminho evolutivo e da iniciativa de agir em favor da harmonia de todos. A decisão é nossa, só depende mesmo de nossas escolhas.

O que estamos aguardando? Já é tempo de amadurecermos as próprias idéias e comportamentos.
Eis que tal é a alegria do seu caminho,e da terra outros brotarão. (Jó 8:19).

Deus abençoe a todos, muita paz e alegria!

 

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).