DIZ AÍ...
Presbítero Arildo Bairros

Coordenador da UMADSG –

UMADSG(União da Mocidade da Assembléia de Deus de São Gabriel)


O Jovem cristão e os desafios nos dias de hoje.


Todos nós bem sabemos que estamos vivendo os últimos dias da igreja na face da terra e nosso grande desafio é nos mantermos firmes nas promessas pois Jesus está voltando para buscar um povo zeloso e de boas obras. Porém não tem sido fácil pois as dificuldades encontras hoje são outras comparadas as que se enfrentavam na época da igreja primitiva.

O inimigo investiu muito perseguições, martírios etc e tudo isso não acabou com a igreja, bem pelo contrário, fez com que a igreja saísse de dentro de quatro paredes e crescesse. Hoje ainda enfrentamos muitas batalhas, perseguições mas vivemos num país livre, onde o evangelho pode ser pregado em qualquer lugar e ainda temos leis que nos dão esse direito. Porém prestamos muita atenção pois é notável que o inimigo mudou a estratégia para atingir a noiva de Cristo e que principalmente os nossos JOVENS vem sofrendo muito com tudo isso, o que faz com que nós os líderes, tomemos uma posição perante essa situação.

Muitos são os líderes que preocupados com seus jovens mas não vigilantes, acabam fazendo escolhas errôneas e usando de estratégias absurdas para não perderem seus jovens e acabam fazendo de “TUDO” para não perder seus jovens, inclusive fazendo coisas que não condizem com as escrituras sagradas. Hoje vemos muitos que pregam AQUILO QUE DÁ CERTO e não O QUE É CERTO e não percebem que muitos são os jovens que estão espiritualmente mortos dentro da igreja.

Para que o jovem não vá paras as boates ou carnaval então eles estão promovendo baladas gospel; São peritos em promover competições de danças dentro da igreja e justificam que Davi dançava.
Muitos pregam o “óh venha como está” e não ensinam sobre a mudança de vida, caráter etc... e o jovem permanece sempre como veio ou muitas vezes até pior por verem maus exemplos dentro da igreja.

 

Já criaram luta livre dentro da igreja dizendo que é a maneira de segurar, atrair os jovens e acreditem, tudo isso DÁ CERTO, mas não é O CERTO a ser feito.

Olhando pra Bíblia vemos sim, Davi dançando(2Samuel 6:14) mas vemos primeiro que ele foi um bom filho, obediente a seu pai; Foi ungido pelo profeta Samuel e mesmo sabendo que seria o futuro rei, ele volta para o campo para cuidar das ovelhas; Vemos Davi sendo o único voluntário a lutar contra o gigante que afrontava o povo de Deus(1Samuel 17:26). Antes d’ele dançar, vemos Davi fugindo do rei Saul quando este o perseguia e mesmo quando teve a oportunidade de tirar a vida do rei Saul, ele não o fez porque considerava e respeitava o UNGIDO de Deus(1Samuel 26:11). E tudo isso ele passou, dores, sofrimentos, solidão...e muitas vezes nos perguntamos porque nossos jovens estão fracos? Muitas vezes levantamos LEVITAS (músicos, cantores)dentro da casa de Senhor simplesmente porque ele toca bem ou canta bem sendo que na verdade eles não sabem nem quem eram os LEVITAS.

Esta na hora de revermos nossos conceitos cristãos e como bons líderes demonstrarmos aos nossos jovens como proceder e como vencer em nossos dias. Lembrem “ AS PALAVRAS ATÉ CONVENCEM, MAS O EXEMPLO ARRASTA”. Esta na hora de DIZERMOS aos nossos jovens pregando “o Senhor é meu pastor e nada me faltará”(Salmo 23) mas dar EXEMPLO salmodiando ao Senhor em meios as tribulações assim como Davi. Esta na hora de DIZERMOS aos nossos jovens “tudo posso Naquele que me fortalece”(Filipenses 4:13), mas dar EXEMPLO de fidelidade assim como Paulo que falou isso enquanto estava na cadeia. Nossos jovens não precisam de modismo que funcionam no mundo secular, pois a PALAVRA de Deus é infalível e inerrante tendo tudo que precisamos para termos uma vida abençoada e santificada.

Esta na hora de mostrarmos aos nossos jovens que eles são fortes e que já venceram o maligno(1João 2:14), e ensinar que somente através da santificação vamos nos mantermos fortes. Está na hora de ensinarmos a terem um relacionamento mais profundo com Deus e incentivá-los a busca pelo Espírito Santo(Mateus 6:33). Só assim teremos jovens que como José, não sedem ao pecado da carne, e que a maneira mais correta de vencer é fugindo dos DESEJOS DA MOCIDADE (IITimóteo 2:22).

Deus abençoe a todos!

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João (4:23-24).